Osvladir Custódio
100 | Respostas |
2 | Especialistas concordam |
31 | Agradecimentos |
-
Acho que você deveria procurar um profissional de saúde mental. Muitas vezes, não é uma tarefa simples ajudar alguém e são necessárias muitas informações. É necessário que o profissional conheça os serviços de saúde mental disponíveis que podem ser explorados e ajudá-lo a definir o problema, delimitar responsabilidades e a resolver problemas de comunicação.
-
O mais importante é o seguimento: levá-la ao psiquiatra para verificar a resposta ao tratamento. Em qualquer tratamento, podem ser necessários ajustes ou combinações de tratamentos que são verificados de acordo com a necessidade.
-
A cessação do tabagismo está associada à redução de depressão, ansiedade e estresse e à melhoria da qualidade de vida e do humor positivo. Os tamanhos de efeito são iguais ou maiores do que os do tratamento com antidepressivos para transtornos de humor e ansiedade.
Em uma metanálise (Taylor et al, 2021), em comparação com as pessoas que continuaram a fumar, as pessoas que pararam de fumar mostraram maiores reduções em ansiedade, depressão ou nestes dois sintomas combinados. Em pessoas que pararam de fumar, houve menor incidência de novos casos mistos de ansiedade e depressão.
Nesse mesmo estudo, em comparação com as pessoas que continuaram a fumar, as pessoas que pararam de fumar mostraram maiores melhorias em sintomas de estresse, sentimentos positivos e bem-estar mental.
Ela está no caminho certo. Caso se prolongue os sintomas de angústia, pode ser recomendada uma avaliação com um profissional de saúde mental.
-
Sim, existe o tratamento. O mais difícil é a pessoa reconhecer seu problema, livrar-se das influências ambientais negativas e motivar-se para o tratamento.
-
Verifique se está tomando o medicamento direitinho. Leve-o para o médico para reavaliar comorbidade, diagnóstico e tratamento.