Doutor Responde
Login

Paulo Pereira Christo

8 Respostas
0 Especialistas concordam
34 Agradecimentos
Minha mãe tem 76 anos e não consegue ficar muito tempo em pé. Fica toda bamba e acaba caindo. Não consegue segurar muito tempo a xícara de café, começa a tremer e deixa o objeto cair. Será que sua coordenação motora está ficando comprometida?
  • Boa noite. Existem vários motivos pelo qual uma paciente idosa pode não conseguir ficar de pé, variando desde causas cardíacas (hipotensão postural - baixa da pressão arterial quando fica de pé) até causas neurológicas. A associação com tremor pode sinalizar causas neurológicas. O ideal seria realizar um exame clínico e neurológico detalhado e avaliar se seria necessário algum exame complementar.

    3
    Dr. Paulo Pereira Christo
    Dr. Paulo Pereira Christo
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Meu esposo tem convulsões desde um traumatismo craniano há uns dez anos. Ele tomava fenitoína, recentemente trocou por carbamazepina, porém piorou bastante e tem crises com frequência. As medicações não são eficazes. O que fazer?
  • Boa noite, as crises epilépticas (convulsões) podem ocorrer após TCE (traumatismo cranio encefálico) e deve ser tratada quando ela recorre. Ambas as medicações (fenitoína e carbamazepina) são eficazes e pode ser necessário ajustar a dose e frequência de uso. Sempre é importante avaliar se há algum efeito colateral e para isto um exame de sangue periódico para avaliar função hepática e hematológica se faz necessário.

    0
    Dr. Paulo Pereira Christo
    Dr. Paulo Pereira Christo
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
Tivemos um diagnóstico muito rápido da mielite transversa, o médico começou tratamento de 5 dias de corticoide e com 48 horas de tratamento teve 30% de melhora. No quarto dia de tratamento, começou a fisioterapia. O que podemos entender?
  • Boa noite, a mielite transversa pode ter diversas possíveis causas, sendo muitas delas de origem inflamatória. Razão pela qual deve ter sido dado altas doses de corticoide. A fisioterapia sempre faz parte da reabilitação e pode ocorrer melhora gradual. É necessário discutir com seu médico sobre os exames possíveis (líquor, sangue e repetição de ressonâncias), bem como planejamento a longo prazo.

    1
    Dr. Paulo Pereira Christo
    Dr. Paulo Pereira Christo
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG
    Solicitar agenda
  • 1
  • 2
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.