Sabrina Ribas Freitas
5 | Respostas |
0 | Especialistas concordam |
0 | Agradecimentos |
-
Apenas com a mamografia não é possível dar o diagnóstico de câncer. A biópsia é necessária para o diagnóstico definitivo. Os exames de imagem da mama utilizam a classificação de BI-Rads, que de acordo com a classificação mostra uma estimativa de risco para câncer, no entanto, o diagnóstico definitivo apenas com a biópsia.
-
Mesmo que os exames convencionais (mamografia e ultrassom) estejam sem alterações, quando há queixas por parte da paciente ou quando o médico observa alguma alteração no exame clínico, a investigação precisa ser continuada. Sabemos que nenhum exame tem 100% de acurácia, ou seja, os exames podem ter limitações para detectar alterações, e por isso se há queixas, a investigação deve prosseguir. Neste caso, o mais indicado seria a avaliação de um Mastologista. O médico especialista irá te avaliar e indicar o melhor exame para complementar a sua investigação.
-
Bom dia! A classificação do BIRADS não permite o diagnóstico de câncer de mama. É uma classificação que nos informa risco para a doença e melhor conduta de acordo com a classificação. Neste caso, é necessária a biópsia para esclarecer o diagnóstico em correlação com a imagem.
-
Bom dia! O fato de apresentar vários nódulos por si não significa necessariamente benignidade ou malignidade. É importante lembrarmos que nem todos os nódulos têm o mesmo comportamento. O grande desafio é não deixar passar os nódulos que possam ter diagnóstico e/ou risco de malignidade. E para isso você precisa passar por uma avaliação com seu mastologista para que ele considere a melhor forma de avaliação.
-
Bom dia! Após as biópsias mamárias com agulha grossa (core biopsy de mama), o dolorimento e as equimoses (= roxos) são bastante comuns. A depender de cada organismo e da individualidade de cada paciente (especialmente se faz uso de certos medicamentos, como os que alteram a coagulação) poderá demorar um pouco mais de tempo para resolver. No entanto, se há dúvidas quanto à evolução do procedimento, a paciente necessariamente precisa ser avaliada e examinada. Não seria possível esclarecer apenas por mensagem. A melhor sugestão é contatar o médico assistente (= o médico que solicitou a biópsia e está acompanhando o caso) e buscar a orientação mais adequada neste contexto.