Doutor Responde
Login

Valeria Dantas de Oliveria

8 Respostas
2 Especialistas concordam
68 Agradecimentos
Estou com fissuras e hemorroidas ao mesmo tempo, já faz um tempo. Melhora, mas volta a inflamar o caroço e a fissura. O que devo fazer?
  • Essas patologias geralmente aparecem em quem possui constipação intestinal (intestino preso"). Então, o primeiro passo é regular o seu ritmo intestinal com dieta rica em fibras, hidratação adequada e atividade física; em alguns casos pode ser necessário acrescentar algum medicamento para ajudar neste processo. Segundo passo é avaliar o grau das hemorroidas e da fissura, dependendo da gravidade pode ser necessário procedimento cirúrgico. Logo, é fundamental marcar uma avaliação com o especialista para o tratamento adequado. O especialista mais indicado para o caso é o coloproctologista.

    24
    Drª. Valeria Dantas de Oliveria
    Drª. Valeria Dantas de Oliveria
    Hepatologia
    Gastroenterologia
    Brasília / DF
    Solicitar agenda
Há algum tempo noto que alguns líquidos e comidas têm deixado meu estômago inchado, duro e com gases. O que devo fazer?
  • Observe se isso ocorre com maior intensidade e frequência quando ingere leite e derivados, ou alimentos com laticínios, pois pode ser intolerância à lactose. Na dúvida, retire da dieta todos os laticínios por pelo menos 2 semanas e veja se tem melhora dos sintomas. Gastrite, infecção por H. pylori, doença celíaca e doenças funcionais também podem causar estes sintomas, na persistência dos mesmos deve procurar um gastroenterologista para melhor avaliação.

    9
    Drª. Valeria Dantas de Oliveria
    Drª. Valeria Dantas de Oliveria
    Hepatologia
    Gastroenterologia
    Brasília / DF
    Solicitar agenda
Dor no lado direito, logo abaixo da costela, pode ser fígado?
  • Não é comum patologias do fígado causarem dor, exceto em casos de hepatite aguda (sintomas agudos e geralmente associados a febre) ou lesões tumorais hepáticas já em estágio avançado. Se a dor for intensa e intermitente, tem que descartar colelitíase ("pedra na vesícula"), ou se a dor for leve e frequente pode estar associada à esteatose hepática ("gordura no fígado). Nessa região também localiza-se a flexura hepática do cólon (intestino grosso), onde frequentemente ocorre acúmulo de gases gerando dor no local; este acúmulo de gases pode ser secundário a intolerâncias alimentares, doenças funcionais, diverticulose, entre outros. Ou seja, existem inúmeras possibilidades, o ideal é consultar com um especialista que irá fazer uma melhor avaliação da dor e solicitar os exames pertinentes.

    3
    Drª. Valeria Dantas de Oliveria
    Drª. Valeria Dantas de Oliveria
    Hepatologia
    Gastroenterologia
    Brasília / DF
    Solicitar agenda
  • 1
  • 2
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.