Viviane Silva Batlle
51 | Respostas |
1 | Especialistas concordam |
31 | Agradecimentos |
-
Não há medicamentos que modifiquem o curso da osteoartrite, mas há tratamentos para amenizar as dores e um dos medicamentos usados é sim a dipirona (componente do Lisador DIP). Há suplementos alimentares que podem fazer um papel adicional neste controle da dor, mas cada paciente deve ser avaliado individualmente para uma prescrição.
-
O ideal é que você seja avaliado por um reumatologista. Os exames alterados não nos dão um diagnóstico. O diagnóstico só é possível mediante uma boa anamnese, exame físico e acompanhamento. Há exames que se alteram em pacientes saudáveis e isso pode acontecer por motivos diversos. Há também pessoas que estão saudáveis em um dado momento, mas que podem evoluir com sintomas ao longo do tempo. Encontre um bom reumatologista para lhe acompanhar.
-
Uma imagem sugestiva de sacroileíte não nos informa sobre a causa. É preciso fazer uma análise mais criteriosa do contexto clínico para lhe informar sobre o diagnóstico etiológico dessa alteração de sacroilíacas para lhe orientar um prognóstico e condutas. Muitas vezes, o que parece ser uma inflamação pode na verdade ter uma causa mecânica.
-
Sua mãe pode ter desenvolvido uma dor crônica. Isso é o que ocorre quando um processo ortopédico, como uma artrose de quadril, por exemplo, existe por período prolongado e mesmo após uma cirurgia a sensação dolorosa persiste, pois ela passa a estar centralizada em áreas cerebrais. Esse tipo de dor provoca uma sensação de incômodo difuso, que pode ser interpretado como uma dor muscular. Apenas medicamentos capazes de modular a química cerebral podem aliviar este tipo de dor. Esses medicamentos devem estar associados à técnicas de reabilitação fisioterápica bem como a mudanças comportamentais, já que a dor centralizada é multifatorial, podendo ser influenciada por emoções. É preciso ter o apoio de uma equipe multidisciplinar para se obter uma melhora da qualidade de vida do paciente com dor crônica.