Fui casada com uma pessoa e ela tinha HIV e só depois tive um filho com ele. Fiz exame e não deu nada, nem o meu, nem o do meu filho. Depois de um ano de separados, ainda corro risco da doença se manifestar mesmo com os exames negativos?

Sobre: Infecções por HIV

Fui casada com uma pessoa e ela tinha HIV e só depois tive um filho com ele. Fiz exame e não deu nada, nem o meu, nem o do meu filho. Depois de um ano de separados, ainda corro risco da doença se manifestar mesmo com os exames negativos? - 20/12/2016

O exame de rastreamento para HIV deve ser feito mensalmente por até 3 meses, contando a data da última relação sexual com portador de HIV ou qualquer outra pessoa que você desconheça a situação sorológica. Após esse período de 3 meses, se você tiver a sorologia não reagente para HIV não há mais risco, a menos que se exponha novamente. Lembrar que existe profilaxia pós exposição ao HIV (a chamada PEP) que deve ser iniciada em até 72 horas após uma relação sexual desprotegida, ou seja, a qualquer relação sem preservativo, você deve procurar um centro de referência de infectologia ou posto de saúde para receber medicamentos para não contrair o vírus do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

- 15/02/2017
Obrigado
9
0 especialistas concordaram
Mônica Bannwart Mendes
Infectologia
21
2
11

Tem alguma dúvida sobre Infecções por HIV?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização