
Drª. Antônia Célia de Castro Alcântara
- Clínico Geral ,
- Reumatologista
- CRM: 8280 / CE
- 4354
Em Clínica Médica, Reumatologia os pacientes também escolhem:
Endereço de atendimento
Clínica Mundo Akar
CEP: 60810-310
- PARTICULAR
- UNIMED DE FORTALEZA COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO
-
A osteoporose é uma redução da quantidade e da qualidade dos TECIDOS ÓSSEOS (O NOSSO OSSO!)
Essa alteração leva a UMA MENOR RESISTÊNCIA DO OSSO A IMPACTOS e a uma maior FRAGILIDADE, portanto, maior risco de FRATURA!!
Ocorre com maior frequência em mulheres, especialmente após a menopausa!
Em geral, a osteoporose não causa DOR no início! Isso mesmo! Não dói! A dor acontece quando há fratura e mesmo assim cerca de 60% das fraturas por osteoporose na coluna vertebral não doem no início!!
A dieta e os hábitos são importantes para prevenir a osteoporose! O Cálcio e a vitamina D são extremamente importantes para manter o metabolismo e a saúde dos ossos! É importante a prevenção, o diagnóstico precoce e a avaliação de outras doenças coexistentes, como obesidade e hipertensão, e outras doenças inflamatórias como artrite. O reumatologista é um médico especialista em orientar prevenção, realizar diagnóstico precoce e tratar a osteoporose.
-
As doenças intestinais inflamatórias como a doença de Crohn podem ter manifestações articulares, dores e inchaços. O reumatologista pode avaliar junto com o Gastro se essas manifestações estão ocorrendo, se há inflamações nas articulações também e se o quadro faz parte de uma reativação da doença de base ou perda de eficácia da medicação, pois pode ocorrer em alguns casos.
-
A gota é uma doença causada pelo deposição de ácido úrico nos tecidos e nas articulações. Para reduzir as crises agudas de gota é importante cuidar da alimentação, controlar os níveis de ácido úrico no sangue e tratar outras doenças associadas. Nas crises agudas, a depender de outros problemas de saúde que o paciente possa vir a ter, o médico pode prescrever várias medicações, como por exemplo anti-inflamatórios, associado à fisioterapia. Um acompanhamento médico com reumatologista é importante para o controle da doença e a prevenção das crises de dor.