Dr. Leonardo Brandao de Oliva
- Geriatra ,
- Geriatria e Gerontologia
Em Geriatria, Geriatria e Gerontologia os pacientes também escolhem:
Endereços de atendimento
Instituto Longevitat
CEP: 41830-480
- PARTICULAR
Centro Medico Hospital Alianca
CEP: 41920-900
- PARTICULAR
Formação acadêmica
2012 - 2014 | Especialização em Geriatria pelo(a) Unifesp (Brasil). |
2001 - 2008 | Graduação em Medicina pelo(a) Ufba (Brasil). |
Instituições com as quais possui vínculos
- Médico no(a) Clínica Ser Criança de 01/05/2014 até hoje.
Idiomas
Inglês compreende bem, fala fluentemente, lê bem, escreve bem.
Português compreende bem, fala fluentemente, lê bem, escreve bem.
Dr. Leonardo Brandao de Oliva





-
"Na idade que você decidir que quer envelhecer bem"! Essa resposta fala muito sobre o papel do geriatra no cuidado da saúde de alguém: procuramos garantir que o processo de envelhecimento, que se inicia por volta dos 35-40 anos, seja o mais bem sucedido possível! Para isso, o geriatra utiliza de uma consulta ampliada, avaliando aspectos físicos, emocionais, cognitivos, funcionais, sociais. Decisões importantes de saúde serão compartilhadas e as escolhas deverão seguir o que for melhor para cada um, dentro da normatização científica, mas também dos desejos individuais.
-
Habitualmente, pequenos esquecimentos para os fatos mais recentes, como compromissos e recados. Pode-se esquecer também algumas palavras durante uma fala.
A melhor maneira de identificar é nunca considerar esquecimento como algo normal da idade e estar atento às atividades mais instrumentais, como lidar com as finanças. Se houver mudanças ou dificuldades, um especialista deve ser consultado. Importante frisar que algumas vezes a doença de Alzheimer pode se iniciar como um quadro de Depressão, sendo a apatia o sintoma mais comum.
-
A falta de energia é um sintoma bastante comum nos idosos e pode representar diversas situações, como problemas na tireoide, anemia, alterações cardíacas e até mesmo Depressão. Por ser tão inespecífico, uma boa avaliação médica fará toda a diferença para que se chegue a um diagnóstico correto e o tratamento possa ser efetivado.