
Dr. Luiz Marcelo Aiello Viarengo
- Cirurgião Vascular
- CRM: 73413 / SP
- 14773
Avaliar
Favorito
Em Cirurgia Vascular os pacientes também escolhem:
357 sem
O RISCO DE TRATAR VASINHOS A maioria das pessoas, incluindo profissionais de saúde e médicos não especialistas em Angiologia e Cirurgia Vascular, acreditam que as telangiectasias, conhecidas popularmente por vasinhos, constituem um problema puramente estético, de tratamento muito simples e sem riscos ou complicações para o paciente. Absolutamente FALSO. Essa noção equivocada a respeito dessa condição, coloca a saúde dos pacientes em sérios riscos, uma vez que a falta do conhecimento científico especializado sobre essa doença (sim, é isso mesmo, as telangiectasias ou vasinhos fazem parte de um quadro de DOENÇA VENOSA com comprometimento estético), pode dar a falsa impressão que qualquer um pode tratá-la. Absoluto ENGANO. Diz a sabedoria popular que quanto menor é o saber maior é a coragem, ou seja, se não se detém o conhecimento e treinamento necessários para reconhecer os riscos, então os riscos não existem. Isso é um grande e perigoso equívoco. O tratamento adequado e seguro das telangiectasias, vulgarmente chamadas de vasinhos ou microvasos, depende de um profundo conhecimento da anatomia vascular, particularmente da anatomia venosa, muito complexa em sua essência; depende de um profundo conhecimento da patologia, da fisiologia e caracteristicas hemodinâmicas da circulação venosa; depende das minúcias e armadilhas do exame clínico e métodos diagnósticos, das indicações, contra-indicações e das implicações do tratamento escleroterápico, vulgarizado como secagem de vasinhos. O que parece ser aparentemente simples, pode ter implicações para a saúde que vai muito além do comprometimento coméstico. Não se iluda. O sucesso e segurança do tratamento das telangiectasias depende de uma minuciosa avaliação clínica e de um planejamento criterioso que só o Angiologista e Cirurgião Vascular pode oferecer, em função de seu exaustivo treinamento no tratamento das doenças da circulação. Existem implicações e complicações que só o médico especialista detém o conhecimento e as condições técnicas necessárias para minimizá-las, diagnosticá-las e tratá-las. Não coloque sua saúde em risco. Para mais informações consulte o site sa Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular: www.sbacv.com.br Neste endereço você encontra informações sobre várias doenças da circulação, inclusive sobre "vasinhos", e pode verificar se seu médico é associado.
358 sem
TRATAMENTO DE VARIZES COM LASER: UM AUXÍLIO IMPORTANTE NO TRATAMENTO DAS ÚLCERAS DE PERNA Você sabia que entre 1,5% a 2,6% da população apresenta úlcera, aberta ou cicatrizada? Estudos indicam que a incidência é ainda maior nas mulheres e pacientes com mais de 60 anos. Esta doença, que também pode se manifestar na faixa etária de 20 a 50 anos, provoca marginalização social, afastamento do trabalho e até invalidez. Somente no Brasil, se estima que existam 2 milhões de aposentados que recebem o auxílio-doença por causa da úlcera venosa. De acordo com pesquisas da Organização Mundial de Saúde a frequência destas úlceras equivale à do câncer e do diabetes. De que modo é possível se tratar? O tratamento da Insuficiência Venosa Crônica (IVC), especialmente nos estágios mais avançados da doença (CEAP C6), é mais complexo e pode ser realizado de várias maneiras, dependendo de cada caso. Uma das formas de tratamento é a Ablação Fototérmica das Varizes com laser endovenoso. Essa técnica (EVLA, EVLT ou EVL), para tratamento das varizes na Insuficiência Venosa Crônica, é um procedimento utilizado desde 1998 e, pode ser muito útil no tratamento das varizes tronculares associadas ou não as úlceras venosas. Nesses casos, o laser seca a veia com mal funcionamento (Ablação fototérmica), melhorando a dinâmica circulatória. Este procedimento é realizado ambulatorialmente apenas com anestesia local, sem necessidade de anestesia raquidiana ou peridural. Mas como funciona o procedimento com laser? O laser de diodo com um comprimento de onda específico é aplicado diretamente no interior da veia comprometida por meio de uma fibra óptica introduzida através de um pequeno cateter. A luz do laser de alta potência, ao interagir com os tecidos do vaso sanguíneo, provoca um aquecimento que resulta na desnaturação do colágeno da parede venosa e retração da mesma causando seu fechamento, excluindo essa veia doente da circulação. Adicionalmente, a ferida pode ser irradiada com um laser de baixa potência, reduzindo o número de bactérias no local e facilitando a cicatrização. Os dois procedimentos podem ser usados ao mesmo tempo, agilizando o processo de cura. Qual a diferença entre um tratamento com laser e o convencional? No tratamento convencional das úlceras, os pacientes devem ficar em repouso, com as pernas elevadas e/ ou usar bandagens inelásticas com medicamentos que ajudam a controlar o edema e favorecem a cicatrização. Somente depois que as feridas estiverem fechadas é possível indicar a cirurgia convencional. Neste caso, há necessidade de internação e anestesia, pois a veia com mal funcionamento é retirada da perna do paciente.
Endereço de atendimento
Ver no mapa
Clinica Viarengo
Avenida Nove de Julho, 3575 - Conjunto 704
Anhangabaú - Jundiaí/SP
CEP: 13208-056
CEP: 13208-056
(11) 9923... mostrar número
(11) 9944... mostrar número
(11) 4586... mostrar número
Convênios atendidos neste endereço:
- PARTICULAR
Formação acadêmica
1991 - 1995 | Especialização em CIRURGIA VASCULAR pelo(a) HOSPITAL DOS SERVIDORES PÚBLICO ESTADUAL DE SÃO PAULO - IAMSPE (Brasil). Foco nos Estudos:
|
01/12/1990 | Graduação em MEDICINA pelo(a) Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-CAMPINAS. |
27/06/2007 | Doutorado em CIRURGIA pelo(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP. |
Doenças tratadas
- Aneurisma Aórtico
- Aneurisma da Aorta Abdominal
- Aneurisma da Aorta Torácica
- Aneurisma Dissecante
- Aneurisma Ilíaco
- Aneurisma Infectado
- Aneurisma Roto
- Arteriosclerose Obliterante
- Isquemia
- Úlcera da Perna
- Úlcera do Pé
- Úlcera Varicosa
- Varizes
Prêmios e títulos
- Doutor em Cirurgia
UNICAMP (Brasil) 2007.
Idiomas
Inglês compreende bem, fala bem, lê bem, escreve razoavelmente.
Italiano compreende bem, fala bem, lê bem, escreve razoavelmente.
drluizviarengo.site.med.br
Adicione esse médico em seu Medbook
Participe do maior catálogo de especialistas em saúde do país Cadastre-se agora!

O Suips.me Feed é uma forma de você se comunicar com seus pacientes, compartilhando informações que considera relevantes para eles.
As informações apresentadas neste perfil são de responsabilidade do profissional.