
Dr. Rubens Mário Mazzini Rodrigues
- Psiquiatra
- CRM: 9760 / RS
Em Psiquiatria os pacientes também escolhem:
Endereço de atendimento
Rua Padre Chagas 140 Conj 201
CEP: 90570-080
- PARTICULAR
Dr. Rubens Mário Mazzini Rodrigues





-
Ela necessita fazer uma avaliação psiquiátrica para um diagnóstico preciso de modo a poder indicar o melhor tratamento. Pode se tratar apenas de uma questão de imaturidade emocional ou pode ter algum outro problema subjacente como Transtorno de Ansiedade ou Transtorno de Humor, por exemplo. Se já existem outros casos na família com esse tipo de transtorno, é mais provável que ela também apresente. O psiquiatra poderá diagnosticar e indicar qual o melhor tratamento psicoterápico e, se for o caso, ao mesmo tempo já iniciar um tratamento medicamentoso se for constatado algum outro problema.
-
Os padrões de beleza variam ao longo do tempo de acordo com as diferentes regiões do planeta e até mesmo entre diferentes regiões de um mesmo país. Existem alguns padrões que costuma ter uma certa universalidade, que se baseiam nos aspectos estéticos da média das pessoas de uma sociedade. Quando as características da pessoa apresentam uma variação muito grande em relação à média, pode haver indicação de uma cirurgia plástica criteriosa, mas têm havido muitos exageros nesse sentido em função de padrões estereotipados, como, por exemplo, seios grandes para mulheres. Cada pessoa deve ser avaliada caso a caso. Em muitos casos pode haver um problema de auto-estima, depressão ou transtorno obsessivo que faz com que a pessoa tenha uma percepção distorcida de sua auto-imagem. O ideal é que antes de apelar para uma correção cirúrgica eventual a pessoa seja submetida a uma avaliação psiquiátrica. Se for apenas um caso de auto-estima, o psiquiatra poderá indicar psicoterapia e, caso haja a algum outro transtorno subjacente, o que não é raro, pode também iniciar o tratamento com psicofármacos.
-
É uma situação delicada que necessita uma avaliação psiquiátrica para se diagnosticar adequadamente. Pode ser apenas uma questão de maturidade emocional (dependendo da idade da pessoa) ou pode haver algum outro transtorno concomitante, inclusive, um transtorno de personalidade, que costuma incluir sintomas como os descritos. Após avaliação o psiquiatra saberá dar o melhor encaminhamento para o caso.