Anestesiologia - Perguntas respondidas
-
Sim, teoricamente sim. A estrutura anatômica envolvida em uma hérnia de disco está localizada na região anterior da coluna vertebral, um disco cartilaginoso de núcleo polposo que evita o contato ósseo entre duas vértebras, no caso L5 (quinta vértebra lombar) e S1 (primeira vértebra sacral). Seria importante ser determinada em qual direção se projeta a hérnia discal, se para as laterais ou para a face anterior do saco dural, assim como a ocorrência ou não de parestesias. Na imensa maioria das vezes, esse segmento L5-S1 não é o escolhido para o procedimento (mais comum entre L3-L4), bem como as agulhas utilizadas hoje em dia sequer alcançam o disco intervertebral. Também é importante determinar o porte do paciente, com informações sobre peso, altura, circunferência abdominal, diabetes, outras neuropatias, etc. Dependendo do procedimento cirúrgico e das comorbidades existentes, um bloqueio regional é mais bem indicado que a anestesia geral. Ocorre que, em caso de complicações anestésicas relacionadas à técnica ou a dificuldade do procedimento, não se poderia distinguir com clareza entre evolução da hérnia ou sequelas de possíveis complicações. Afinal, cada caso é um caso. Faça uma consulta pré-anestésica e eleja junto ao seu médico anestesiologista a melhor estratégia para o seu caso.
-
Bom dia.
A sra. deve avisar da ocorrência desse episódio na consulta pré anestésica do seu filho. Isso fará com que a equipe de anestesia evite medicações que desencadeiam essa manifestação. De preferência ele deve fazer o procedimento em um hospital de grande porte, com UTI e onde haja a droga "Dantrolene" que é a única que trata hipertermia maligna. Essa condição é potencialmente fatal. Todos os cuidados devem ser tomados.
Att,
Dr. Marcelo Pinheiro
-
Primeiramente deve procurar um especialista que atue nesta área, tipo especialista em dor crônica, ortopedista especialista em coluna ou neurologista. É necessário esclarecer a causa da dor para poder tratá-la, mas excesso de anti-inflamatórios, pode causar danos irreversíveis nos rins, fígado e estômago. Os relaxantes são menos problemáticos que os AINH e a avaliação por especialista de RPG pode ajudar. É necessário no mínimo um RX da coluna e o ideal é uma ressonância magnética.