Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Perguntas respondidas
-
O câncer de tireoide, se for operado em estágios iniciais, pode ter como tratamento uma lobectomia, ou seja, tireoidectomia parcial. Se por acaso depois da cirurgia o resultado da biópsia for de doença mais agressiva ou estágios mais avançados, devemos sim optar por fazer o que chamamos de totalização, onde há a retirada da outra metade da tireoide.
-
Vai depender de uma avaliação minuciosa, pois existem vários graus de bócio mergulhante, e o especialista em cabeça e pescoço pode ajudar na avaliação e decisão.
-
O cisto branquial é uma doença congênita que corre o risco de infeccionar, por estar em íntimo contato com a faringe. Portanto, o tratamento é cirúrgico.
-
Procure um especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, uma vez que a tendência natural desses cistos é crescer. Esse cisto, além de acarretar alteração estética (um volume aumentado pescoço), ele pode causar dor, desconforto, sem contar no risco de infecção e abscesso que é algo gravíssimo nessa região. Quanto maior o cisto, mais riscos são esperados no transoperatório.