Cirurgia de Cabeça e Pescoço - Perguntas respondidas
-
O cisto branquial é uma doença congênita que corre o risco de infeccionar, por estar em íntimo contato com a faringe. Portanto, o tratamento é cirúrgico.
-
Procure um especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, uma vez que a tendência natural desses cistos é crescer. Esse cisto, além de acarretar alteração estética (um volume aumentado pescoço), ele pode causar dor, desconforto, sem contar no risco de infecção e abscesso que é algo gravíssimo nessa região. Quanto maior o cisto, mais riscos são esperados no transoperatório.
-
A urgência se faz de acordo com a indicação de ser um câncer ou estar com sintomas ou sinais de compressão de vias aéreas (sufocamento) ou dificuldade para a alimentação, deve ser avaliado caso a caso, mas geralmente se faz a retirada completa da glândula ( tireoidectomia total ). Os cuidados referentes à cirurgia são como em qualquer outra cirurgia: repouso relativo, alimentação adequada, não realizar esforço físico por 30 dias.
-
Vai depender de uma avaliação minuciosa, pois existem vários graus de bócio mergulhante, e o especialista em cabeça e pescoço pode ajudar na avaliação e decisão.
-
Sim, é necessário fazer uma punção biópsia.
-
Se ele tiver experiência com estomatologia, sim. Eu posso, porém tem que passar em consulta para um exame de uroscopia.