Cirurgia do Aparelho Digestivo - Perguntas respondidas
-
Talvez ao invés de se perguntar qual dos exames deveria fazer, a pergunta melhor é onde deveria fazê-los e se deve fazê-los. Porque esses exames são examinadores dependentes e daí, se for em qualquer lugar, o resultádo será aleatório. O ultrassom é o primeiro exame a ser feito inicialmente. Entretanto, não são os achados dos exames que fazem concluir a doença. A medicina tem raciocínio lógico que começa com a história, daí exame físico e os exames são para confirmar um diagnóstico que o médico já suspeita. Vários exames, com vários resultados, só geram confusão. Daí, a importância de se consultar com cirurgião experiente.
Drª. Clarissa Alster VicenteCirurgia do Aparelho DigestivoCirurgia VideolaparoscópicaSão Paulo / SP
-
A cirurgia bariátrica está indicada para pacientes com IMC acima de 35 com comorbidades ou acima de 40, mesmo sem doenças associadas. O IMC é calculado através do peso dividido pela altura ao quadrado. Portanto, apenas sabendo o seu peso, não há como saber se há indicação de cirurgia da obesidade.
-
A cirurgia não é indicada apenas pelo IMC (índice de massa corpórea), deve-se levar em conta os problemas de saúde do paciente e o tempo de tentativa de perda de peso com outros métodos. O ideal seria procurar um cirurgião do aparelho digestivo e nutricionista para iniciar um tratamento adequado e se caso não der certo indicar a cirurgia bariátrica (existem várias técnicas diferentes).