Cirurgia do Aparelho Digestivo - Perguntas respondidas
-
O diagnóstico de cirrose pode ser sugerido por tomografia. Entretanto, o diagnóstico definitivo daí é por FIBROSCAN que, quando bem feito, substitui a biópsia hepática na maior parte dos casos. O mal deste século é a cirrose NASH que é aquela por esteatose hepática (fígado gorduroso) que pode acabar em transplante de fígado se não tratado. A verdade é que a sra/sr tem de consultar com um médico experiente e em quem a sra confie.
Drª. Clarissa Alster VicenteCirurgia do Aparelho DigestivoCirurgia VideolaparoscópicaSão Paulo / SP
-
Febre nenhuma é normal, a rigor, principalmente pelo relato da cirurgia que ela fez. Seria prudente procurar assistência médica em serviço de urgência e informar ao médico atendente que ela retirou o baço. Um dado fundamental para a avaliação é saber se ela tomou as vacinas necessárias após a retirada do baço, tendo um prazo máximo de até 2 semanas da data da cirurgia para tomar todas estas vacinas. São quatro vacinas, quais sejam: anti-pneumocócica polivalente, anti-hemófilo tipo B conjugada, anti-meningocócica tipo C e anti-influenza.
A vacina anti-pneumocócica idealmente deve ser reforçada a cada 5 anos.Dr. Fernando Henrique Rabelo Abreu dos SantosCirurgia do Aparelho DigestivoCirurgia GeralVila Velha / ESSolicitar agenda
-
Não há uma relação direta estabelecida entre colecistectomia e ganho de peso, considerando-se apenas a cirurgia. O que pode ocorrer é que, uma vez que esta doença muitas vezes limita a alimentação por conta de dor abdominal e outros sintomas associados, após a cirurgia, com a resolução dos sintomas, alguns pacientes podem retomar um hábito alimentar com ingestão de maior volume calórico, o que favorece o ganho de peso.
Dr. Fernando Henrique Rabelo Abreu dos SantosCirurgia do Aparelho DigestivoCirurgia GeralVila Velha / ESSolicitar agenda
-
A cirurgia de retirada da vesícula é muito confortável. Opera de manhã, vai embora de tarde e não fica longe da bebê não, quando não há intercorrências no intra-operatório. Daí, quando é por vídeo (laparoscopia, alguns leigos chamam de "cirurgia a laser") você retorna ao trabalho em 7 dias. A bebê pode ficar em seu colo, só não é recomendável levantar peso antes de 3 semanas. Agora, você só se sente bem após 30 dias mesmo, porque toda a cirurgia deixa a gente meio zonzo da anestesia. Antigamente, se fazia cirurgia aberta, o paciente demorava 6 semanas para levantar peso, mas hoje tudo isso mudou. Se a sua vesícula inflamar de verdade, você vai ficar vários dias longe de sua bebê. Consulte um cirurgião do aparelho digestivo e opere enquanto não está inflamado que é melhor. Melhoras!
Drª. Clarissa Alster VicenteCirurgia do Aparelho DigestivoCirurgia VideolaparoscópicaSão Paulo / SP