Cirurgia do Aparelho Digestivo - Perguntas respondidas
-
Pode ser sim e com a mesma confiabilidade da cirurgia aberta (convencional) quando em mãos experientes.
-
Olá, não existe uma prevenção para o volvo de sigmoide, uma vez que já se teve o volvo. O ideal é realizar a cirurgia para evitar que o volvo aconteça novamente. A princípio, é possível reverter o volvo com colonoscopia. Porém, após a reversão, se não é feita a cirurgia, as chances de ter o volvo de novo são enormes.
-
O apêndice fica do lado direito do abdome na maioria dos pacientes e o quadro de apendicite é agudo, o tempo de evolução é curto, com certeza sua dor não é do apêndice.
-
As chances da reconstrução do trânsito intestinal, ou seja, conversão da colostomia são de +ou - 30% de não conseguir fazer a cirurgia, para isso é necessário avaliação com colonoscopia para avaliar o quanto de intestino resta para fazer a anastomose. Além disso, há outros fatores também que podem influenciar na hora da reconstrução. O ideal é passar em consulta e avaliar o caso individualmente.
-
Ela pode operar da vesícula sim, porém não é o mais indicado, devido à idade e aos riscos da cirurgia. Se ela apresenta dor constante e quadros de inflamação da vesícula, deve se por na balança e avaliar o risco e o benefício.