Endocrinologia e Metabologia - Perguntas respondidas
-
A diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2 geralmente é feita pelo médico endocrinologista com base nas características do quadro apresentado pelo paciente. A saber: o tipo 1 ocorre em crianças, adolescentes e adultos bem jovens, a instalação da doença se faz de uma forma rápida e com sintomas bem exuberantes e o tratamento é feito com Insulina. Já o tipo 2 ocorre geralmente em adultos, com 40 anos ou mais, se inicia de forma lenta com sintomas leves e, muitas vezes, sem sintomas. O tratamento é feito geralmente apenas com drogas orais. No diabetes tipo 2, ao contrário do tipo1, é comum a ocorrência de outros casos de diabetes em familiares.
-
Cistos tireoideanos não requerem investigação, ao contrário de nódulos tireoidianos, que devem ser avaliados por endocrinologista quanto ao tamanho, forma, cor, entre outras características, que indicarão a necessidade ou não de seguir propedêutica com punção ou com acompanhamento clínico.
Drª. Christiane Hatem CoelhoEndocrinologia e MetabologiaEndocrinologia PediátricaGovernador Valadares / MGSolicitar agenda