Endocrinologia e Metabologia - Perguntas respondidas
-
A diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2 geralmente é feita pelo médico endocrinologista com base nas características do quadro apresentado pelo paciente. A saber: o tipo 1 ocorre em crianças, adolescentes e adultos bem jovens, a instalação da doença se faz de uma forma rápida e com sintomas bem exuberantes e o tratamento é feito com Insulina. Já o tipo 2 ocorre geralmente em adultos, com 40 anos ou mais, se inicia de forma lenta com sintomas leves e, muitas vezes, sem sintomas. O tratamento é feito geralmente apenas com drogas orais. No diabetes tipo 2, ao contrário do tipo1, é comum a ocorrência de outros casos de diabetes em familiares.
-
Há quanto tempo ele é diabético? Como tem ficado a glicemia dele? Pacientes com diabetes tipo 2 de longa data, acabam evoluindo para insulinoterapia. As alterações dos membros inferiores podem ser decorrentes de feridas entre os dedos, que são comuns ao diabético. Portanto, dê uma verificada e leve-o para uma consulta com um especialista - endocrinologista e também ao angiologista, pois estas alterações dos membros inferiores sugerem alterações vasculares.
-
Tudo bem?
Diabetes que controlam apenas com glicemia de jejum, não dá ideia de gravidade. Já, com a hemoglobina glicada acima de 7,0 mg% ao longo dos anos, a tendência é adquirir complicações em vários órgãos.



