Geriatria - Perguntas respondidas
-
Boa noite. Há 2 pontos importantes nas informações que você descreveu:
1- Ele está bem adaptado ao aparelho auditivo? Isso pode explicar os ruídos constantes, insônia e irritabilidade.
2- Ele pode estar com algum comprometimento da cognição (capacidade de entender e resolver problemas)? Demência, depressão, medicamentos e até a própria dificuldade auditiva podem levar a isso.
Procure um médico geriatra ou médico (generalista/clínico/de família e comunidade) de sua confiança para uma avaliação mais detalhada. Leve exames mais recentes (últimos 12 meses), cartão de vacina, receitas e embalagens de todos os medicamentos em uso, caso tenha.
-
Boa noite. Todos os médicos gerais ou generalistas (aqueles que não concluíram uma especialização ou residência médica), clínicos (médicos com especialização ou residência em Clínica Médica [saúde do adulto]) e os médicos de família e comunidade tem condições de lhe atender. Caso haja um geriatra disponível em sua região (e a telemedicina tem facilitado muito isso), ele é o profissional que melhor entende a complexidade de idosos frágeis (ou de "saúde debilitada") como você mencionou. Gosto também de dizer que "perda de memória" nem sempre é uma "demência de Alzheimer", podendo ser por outros problemas que podem ser mais facilmente tratáveis. Desejo uma boa recuperação para ela!
-
O ideal seria a coleta de uma história mais detalhada da queixa (pode ser algo relacionado apenas ao ouvido ou pode ser desencadeado por outros fatores como algumas medicações, por exemplo). No caso, procure um geriatra que ele conseguirá fazer essa diferenciação. Se for algo específico do ouvido, ele encaminhará a um otorrino.


