Ginecologia e Obstetrícia - Perguntas respondidas
-
Procure um ginecologista&obstetra, ele orientará a melhor conduta para o seu caso e dará outras informações necessárias para quem pretende engravidar, como o uso de ácido fólico.
Equipe médica Centralx
-
A endometriose é uma condição ginecológica que atinge 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de células do endométrio em locais fora do útero, mais comumente nos ovários, trompas, peritônio e área entre o útero e o reto.
Os principais sintomas da endometriose são dores e infertilidade. As dores crônicas são localizadas na região pélvica e costumam se exacerbar por ocasião das menstruações ou das relações sexuais. É uma dor tipo uma cólica menstrual mais intensa, que pode atrapalhar as atividades rotineiras da mulher. Frequentemente ocorrem irregularidades menstruais. Outros sintomas podem ser diarreia, sangramentos e problemas urinários. A infertilidade ocorre em alguns casos.
Equipe médica Centralx
-
Provavelmente sim. Com este dado não temos como avaliar sua possibilidade de gestação. Cistos (folículos) de 8mm (menores que um centímetro) são encontrados na maioria das mulheres em idade fértil e não prejudicam, em geral, a fertilidade.
Dr. Carlos Alberto Marcondes de OliveiraGinecologia E ObstetríciaCirurgia VideolaparoscópicaSão Paulo / SP
-
Deve passar por uma avaliação com um ginecologista. Deverá ser feito um exame ginecológico detalhado e pedidos alguns exames para melhor elucidação diagnóstica. Pode-se tratar de uma doença chamada endometriose. Também deverão ser excluídas outras possíveis doenças inflamatórias pélvicas e intestinais.
Dr. Carlos Alberto Marcondes de OliveiraGinecologia E ObstetríciaCirurgia VideolaparoscópicaSão Paulo / SP -
A melhor conduta é uma videolaparoscopia, para ser diagnosticado o tipo de tumor de ovário que você tem.
Na maioria das vezes, seria um quadro de endometriose, principalmente quando menstruada dá dor à evacuação, pois o endometrioma pode estar já em contiguidade com os intestinos.