Ginecologia e Obstetrícia - Perguntas respondidas
-
Normalmente em pacientes que estão amamentando usamos contraceptivos com apenas progesterona (cerazette, depo provera, por exemplo). Essas medicações fazem com que as pacientes entrem em amenorreia, que é a parada da menstruação. Se você estiver fazendo uso correto da medicação é normal. Nenhuma informação em redes sociais substitui a consulta médica. Espero que tenha te ajudado.
-
Boa noite! Na verdade a medicina trabalha há muito tempo na prevenção dessas patologias, isto é, na detecção de lesões que antecedem o Carcinoma invasor (câncer). Os exames que estruturam esse trabalho são: exame ginecológico com coleta da Citologia Oncótica (Exame papanicolau), que devem ter um periodicidade independente de sintomas; colposcopia em casos específicos (alteração no resultado da citologia ou no exame ginecológico) e biópsia no caso da presença de lesões da vulva, colo ou vagina. Para maiores esclarecimentos consultar seu ginecologista.
-
Para o câncer de colo de útero seria a colpocitologia (preventivo), junto com uma colposcopia com biópsia (caso dê alguma suspeita). No caso do Corpo de útero, seria realizar uma videohisteroscopia, mas sabendo que esse tipo de câncer tem as suas incidências maiores em pacientes nulíparas (que nunca tiveram filhos), diabéticas, hipertensas e obesas. O primeiro sinal de câncer de útero (corpo) é o sangramento. No caso de câncer de vagina, uma citologia com posterior vaginoscopia.
-
Boa noite. Essa pergunta é um pouco abrangente e com poucos dados, pois a conduta em qualquer lesão ovariana vai depender de múltiplos fatores, que vão desde sua idade até características ultrassonográficas do ovário envolvido.
Vou supor a situação mais comum na prática clínica envolvendo o assunto.
"Mulher jovem em idade fértil sem sintomas, com cisto ovariano simples (apenas líquido no seu interior) de 4 cm".
Sem sintomas e pelo tamanho do cisto o risco de torção ovariana é raro, e quando definimos a imagem como um cisto simples o risco de doença maligna (câncer) é muito raro, com a taxa de regressão alta. Logo, a melhor conduta seria expectante (acompanhamento), com a realização de exames periódicos para o ovário.
E o anticoncepcional? Ele atua basicamente para evitar o aparecimento de novos cistos e assim não gerar confusão na conduta do caso. Nenhum estudo mostra que as taxas de regressão são maiores nas pacientes com cisto e em uso de anticoncepcional quando comparadas ao grupo controle.
Seu médico deverá ser consultado para melhor acompanhamento e decisão da conduta. -
Deve continuar a investigação. Agende nova consulta e informe que o medicamento prescrito não fez efeito. Provavelmente seu médico pedirá novos exames.
-
Devido à sua idade, mesmo que não esteja em menopausa, sua chance de gravidez, mesmo com fertilização in vitro devido à laqueadua tubaria é muito próxima de zero! O melhor caminho seria a fertilização com a utilização de óvulos doados, no qual terias uma chance em torno de 50% por ciclo. A nova legislação permite que seja feito na sua idade, desde que o médico que fará o seu procedimento julgue que está em condições ideais de saúde.
-
A senhora já está em menopausa desde que menstruou pela última vez. Seus ovários já não produzem os hormônios estrogênio e progesterona. Para uma gravidez no seu caso seria possível tentar Fertilização in Vitro com indução de ovulação. Mas em sua idade, o resultado não é muito bom. Mas quem sabe?
-
Boa tarde.
Não tem problema usar o anticoncepcional sem intervalos, porém podem ocorrer os "spots", que são esses sangramentos mínimos esporadicamente. Você deve dar uma pausa de 5 dias no anticoncepcional e voltar a tomar em seguida, nesse intervalo a menstruação virá. Saiba que esses "spots" podem ocorrer e sempre que ocorrerem essa será a sua atitude, dar uma pausa de 5 dias e reiniciar o uso.
Sempre acompanhe sua saúde com seu ginecologista!
Dra. Mariana Barros -
Boa tarde.
Como você faz uso contínuo de anticoncepcional, pode ser por atrofia que você está sangrando, muito comum acontecer. Nesse caso, você deve terminar a cartela e ficar 5 dias sem tomar para menstruar e depois reiniciar nova cartela.
Mas é muito importante agendar uma consulta com seu ginecologista porque podem ser outras coisas esse sangramento.
Abs,
Dra. Lívia A. Vieira