Infectologia - Perguntas respondidas
-
Infectologista.
-
Atualmente temos duas vacinas para herpes zóster disponíveis no Brasil. Uma com vírus inativado (shingrix) e uma de vírus atenuado (zoztavax). Os imunossuprimidos como você não podem receber vacinas de vírus vivos atenuados!!! Então, você pode receber a vacina com o vírus inativado, que é a shingrix! Mas converse com o seu infectologista ou com seu reumatologista para receber uma prescrição das vacinas que você pode e deve usar a depender da sua idade, comorbidades e condições especiais! Fico à disposição!
-
A depender do perfil do paciente, na ausência de sintomas, não realizamos tratamento se urocultura com isolamento de bactérias. Mas tudo depende da coleta/do histórico; se usa ou não algum dispositivo e perfil de paciente.
OBS.: Em caso de pacientes gestantes, pode necessitar avaliação mais aprofundada do exame e orientação específica direcionada a este período da vida da mãe e ao bebê.
Orientações e avaliações adicionais, nos acione. Atendemos pacientes de todo o país por Telemedicina, seguindo as prerrogativas do Conselho Federal de Medicina e podemos te ajudar.
-
Sinto pela sua sobrinha. Mas, nesses casos, temos que buscar o sítio da infecção! Colher culturas de sangue, urina, aspirado traqueal e outros! Às vezes são necessários exames mais complexos como broncoscopia, tomografias e punções! Então, mesmo que se precise usar antimicrobianos de forma empírica, não se pode parar de buscar a causa da febre/infecção.
-
Boa tarde!
Muito provavelmente, a queixa da paciente é decorrente de sequela, pois a infecção não está mais ativa depois de 3 meses. Importante lembrar que o herpes zoster é uma recidiva do vírus da varicela (catapora), e que causa lesão em nervos, não apenas na pele. A pomada de aciclovir tem utilidade limitada, com pouco efeito em herpes simples inicial, e seu uso não é indicado em herpes zoster, especialmente para controle de sequelas.
Ele pode procurar por um neurologista, ou fazer controle das sequelas com o próprio geriatra.