Doutor Responde
Login

Infectologia - Perguntas respondidas

Tive sífilis e fiz o tratamento, porém às vezes apresento algumas manchas no pênis. Gostaria de saber o que fazer, pois além disso não apresento sintoma algum e isso tem me preocupado. Obrigado.
  • Olá!! Bom, é necessário saber se você não pode estar se reinfectado com a sífilis novamente, o que poderia explicar essas lesões no pênis, ou se não existe outra IST associada que não foi tratada. Aconselho a procurar um Urologista ou Infectologista para te avaliar melhor.

    Att.

    0
    Drª. Diana Galvão Ventura
    Drª. Diana Galvão Ventura
    Infectologia
    Infectologia Hospitalar
    Rio de Janeiro / RJ
    Solicitar agenda
Boa tarde! O infectologista trata de infecções em geral ou algumas específicas? Tipo DST?
  • Infectologista é um médico especializado em doenças infecciosas, incluindo as doenças infecciosas sexualmente transmissíveis.

    0
     Equipe médica Centralx
    Equipe médica Centralx
Quando jovem tive sífilis, mas tomei as devidas injeções. Sarei, mas em meus exames ainda consta. Hoje tenho 57 anos, estão aparecendo vários problemas: articulações, pele, próstata, memória,... Estes sintomas se referem ao problema que já tive?
  • A sífilis pode manifestar-se depois de várias décadas da infecção inicial, tendo manifestações principalmente nos nervos, cérebro, coração e pele, mas isto não ocorre necessariamente em todos os pacientes.

     

    O melhor é você ser avaliado por um médico e repetir os exames da sífilis, procurando investigar se ela ainda está ativa ou não. Considerando que você tratou adequadamente na juventude, existem duas possibilidades: 1) que tenha havido falha ao tratamento inicial; 2) que estes seus problemas atuais não tenham qualquer relação com a sua sífilis do passado.

    0
    Dr. Ricardo Paul Kosop
    Dr. Ricardo Paul Kosop
    Infectologia
    Curitiba / PR
    Solicitar agenda
HIV é transmitido por beijo ou toque de pele?
  • Não. O HIV não é transmitido por beijo (mesmo o de língua), abraço, aperto de mão, toque da pele íntegra, banheiros públicos, copos, talheres, roupas ou qualquer outro tipo de objeto.

    As formas de transmissão bem estabelecidas são:
    - relação sexual desprotegida;
    - compartilhamento de seringas, agulhas e de qualquer material que contenha sangue contaminado (ex.: lâminas de barbear);
    - transfusão de sangue contaminado (hoje raríssimo justamente pela boa triagem dos bancos de sangue);
    - pelo leite materno (a mãe HIV passando para a criança durante a amamentação);
    - durante o trabalho de parto (especialmente se a gestante não tratou o HIV adequadamente durante a gestação);
    - acidente de trabalho onde houve contato com grande volume de sangue contaminado (no caso de profissionais da saúde).

    Independente da forma de transmissão, sempre é bom lembrar que, apesar de ainda não ter cura, tem tratamento eficaz e seguro.

    0
    Dr. Ricardo Paul Kosop
    Dr. Ricardo Paul Kosop
    Infectologia
    Curitiba / PR
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.