Doutor Responde
Login

Oftalmologia - Perguntas respondidas

Há uns dois dias comecei a sentir dor nos olhos, como se a retina estivesse queimada. Começou forte e está mais amena. Mas sinto que estou com maior dificuldade para enxergar, a visão está mais embaçada. Tenho miopia e astigmatismo. O que pode ser?
  • Várias doenças oculares podem se manifestar assim. Uma avaliação com seu médico oftalmologista deve ser feita o mais breve possível.

    0
    Dr. Renato Ferreira Ribeiro
    Dr. Renato Ferreira Ribeiro
    Oftalmologia
    Lavras / MG
    Solicitar agenda
Meu filho tem 5 anos e só agora com a troca de pediatra, me foi informado que há alteração no teste do olhinho e estou muito preocupada! Aqui na minha cidade não tem oftalmologista pra breve... O que pode ser essa alteração?
  • Boa noite!

    O teste do olhinho é um exame que deve ser realizado no berçário, logo que o bebê nasce. Ele é realizado com o intuito de detectar precocemente alterações e doenças oculares, como catarata congênita, infecções intraoculares (como toxoplasmose, toxocaríase) e até tumores, como no caso do retinoblastoma. Como não se sabe, através da pergunta, se essa alteração estava presente ao nascimento ou se foi detectada agora, o ideal seria levá-lo ao oftalmologista para investigação.

    0
    Dr. Guilherme Hikaru Jeewon Ju
    Dr. Guilherme Hikaru Jeewon Ju
    Oftalmologia
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Olá, tem 4 dias que enxergo tudo embaçado, sinto fortes dores no fundo dos olhos quando olho para as laterais. Estou desesperada e gostaria de saber o que pode ser.
  • Existem diversas causas para isso, sendo de origem dos olhos ou não. Importante procurar um OFTALMOLOGISTA para iniciar essa investigação.

    0
    Dr. Leonardo do Nascimento Barbosa
    Dr. Leonardo do Nascimento Barbosa
    Oftalmologia
    Niterói / RJ
    Solicitar agenda
Meu filho fica muito na frente do computador, ele sente muita dor de cabeça e deu pra sentir tontura. Será que tem alguma coisa a ver?
  • Sim, é quase certo que tenha relação!
    (1) O quadro descrito é comum em usuários de computador que se aproximam demais do monitor. Experimente afastar-se do mesmo: Junte as mãos como se fosse rezar, estenda completamente os braços e empurre o monitor àquela distância, de modo que apenas a ponta dos dedos toque a tela. Esta é a distância ideal para uso do computador.
    (2) Certifique-se de estar bem alimentado e HIDRATADO (beba um copo d'água a cada hora).
    (3) Se as providências acima não aliviarem a tontura e as dores de cabeça, consulte oftalmologista (que faça o exame oftalmológico SOB CICLOPLEGIA, isto é "dilatação das pupilas).

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
Oftalmologista do meu neto teve uma suspeita que ele estava com ceratocone. É para eu ficar preocupada? Qual o exame correto para saber o diagnóstico?
  • Na parte anterior do olho há um "vidrinho de relógio de pulso" (córnea), única parte externa do olho que é transparente, para que a luz possa atravessá-la. A córnea é aproximadamente esférica (como a calota do antigo Fusca), mas, em pessoas suscetíveis - que COÇAM os olhos habitualmente - ela perde o formato esférico, assumindo formato cônico, com um "bico" (como um chapéu de bruxa, com o bico voltado para a frente). A esta deformação corneana damos o nome de "ceratocone".
    Ceratocone evolui em 4 estádios. No primeiro (incipiente) a deformação é pequena. No quarto estádio (avançado) a deformação é tal que exige transplante da córnea...
    Ceratocone não é corrigível por óculos. Nos estádios iniciais do ceratocone, a correção se faz por lentes de contato RÍGIDAS, ou DURAS (em alguns casos pode-se tentar implante de "anel intra-estromal"). Nos estádios avançados a lente de contato não se estabiliza sobre a córnea deformada, e portanto não se aplica - exigindo transplante da córnea - último recurso.

    0
    Dr. Vic Johnson
    Dr. Vic Johnson
    Oftalmologia
    Campinas / SP
    Marcar consulta
  • A córnea, estrutura transparente e localizada na região anterior do olho, perde o formato quase esférico e se torna pontuda. O nome ceratocone já descreve a doença (do grego, kerato=córnea e konus=cone), ou seja, córnea em formato de cone. Ao ser diagnosticada a doença, traçamos 2 objetivos:
    1-MELHORAR A VISÃO: tenho vários pacientes com ceratocone e boa visão com óculos. Quando os óculos não trazem boa visão, tenta-se as lentes de contato rígidas. Hoje em dia, temos uma gama enorme de lentes especiais, feitas para ceratocone, que trazem ótima visão e conforto na maioria dos casos (procure sobre lente de contato escleral para ceratocone, são fantásticas). Quando a lente de contato não é tolerada pelo paciente, indica-se o anel intracorneano (para após o anel, tentar melhorar a visão com óculos ou lentes gelatinosas). Em casos avançados, com perda da transparência da córnea, indica-se o transplante de córnea. A lente esclera tem tirado muita gente da fila de transplante e vem devolvendo boa visão e qualidade de vida para estes pacientes.
    2-ESTACIONAR A DOENÇA: quando o paciente é diagnosticado, deve refazer os exames (topografia ou tomografia de córnea -pentacam ou galilei) a cada 6 meses e, se não está tendo avanço da doença, repete-se anualmente até os 35 anos de idade, aproximadamente, pois com esta idade a doença não costuma avançar mais.
    Se houver progressão, indica-se o crosslinking de córnea, seguindo os critérios de segurança para o procedimento, estabilizando ou diminuindo a velocidade de progressão da doença.

    0
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Oftalmologia
    Maceió / AL
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.