Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Nas tendinopatias insercionais do Aquiles pode haver um crescimento ósseo na região do calcanhar (doença de Haglund), acompanhada de bursite retrocalcâneana. O paciente sente dor na primeira pisada do dia, ao se levantar da cama, e quando fica na ponta dos pés. O uso de calçados pode incomodar a região do pé onde o tendão se insere no osso.
O tratamento inicial é conservador, com fisioterapia e anti-inflamatórios.
Procure um ortopedista com especialização em pé para melhor adequação do tratamento.
-
Procure um Reumatologista.
-
Osteoartrite é uma doença degenerativa das articulações, que pode progredir com o avançar dos anos em pessoas predispostas.
 
O tratamento fisioterápico visa aliviar as dores mas não impede a progressão da doença.
 
Glicolive é uma medicação à base de sulfato de glicosamina, muito utilizado como estabilizador do processo de artrose, porém alguns estudos mostram que ele não traz benefícios.
 
Viscosuplementação com ácido hialurônico é outra alternativa, porém, nos casos em que não se tem melhora e os sintomas incomodam bastante, a cirurgia de substituição articular com prótese é a mais indicada.
-
Tudo vai depender do tipo de cirurgia a ser realizado (osteossíntese por placa ou haste intramedular).
Nas cirurgias em que se usam hastes intramedulares, o sangramento é mínimo e não necessita de transfusão.
Nas cirurgias em que se usam placas, o acesso sobre a coxa é muito mais agressivo e tende a sangrar mais, podendo necessitar de transfusão em pacientes que já apresentam anemia.
-
Alterações de marcha em criança devem ser avaliadas através de um adequado exame físico e rx dos pés, pernas, joelhos, bacia e coluna.
Se os exame físico e imagem são normais, levanta-se a hipótese de vício de marcha ou vício postural e um encaminhamento para o fisioterapeuta deve ser realizado.