Ortopedia e Traumatologia - Perguntas respondidas
-
Se vc tem o diagnóstico da escoliose, devemos primeiro medir os ângulos e saber a magnitude dela, em geral, desvios pequenos apresentam boa evolução e muitas vezes não precisam de tratamento. A RPG é indicada por ajudar até quem não tem nenhuma patologia.
-
Não tem cura, pois ainda não há tratamentos que restabeleçam a cartilagem de forma 100% eficaz. Porém, com o tratamento correto o paciente tem uma vida praticamente normal. Deve apenas tomar os medicamentos corretos e fazer os exercícios da forma correta. Cirurgias estão indicadas em casos de exceção.
-
Condropatia patelar é o desgaste precoce da cartilagem da articulação patelo-femoral que ocorre principalmente em mulheres, geralmente com excesso de peso, genovalgo, aumento da inclinação patelar ou lateralização da parela. Atividades que obriguem um paciente a fletir os joelhos acima de 45graus como leg press, agachamentos, subir e descer escadas e bicicleta aumentam a pressão na articulação e pioram a condropatia. A cartilagem desgastada não se recupera. O tratamento consiste primariamente em alterar as causas acima descritas como emagrecer e evitar flexão acentuada dos joelhos. Em alguns casos, pode ser necessária a cirurgia para diminuir os fatores de sobrecarga, não para curar a lesão da cartilagem.
-
A senhora precisa passar com neurologista.
-
Nessa idade, em que ocorre o fechamento das placas de crescimento, vários diagnósticos são possíveis, desde inflamações de centros de ossificação no joelho até simples contusões musculares e ligamentares. Se a dor persistir ou aparecer qualquer mudança de padrão (aumento da intensidade, mudança em sua frequência, aparecimento de tumoração ou aumento de volume, instabilidade do joelho...) um exame ortopédico deve ser realizado.
-
Bom dia. Sua pergunta é bem frequente nos consultórios ortopédicos, e existem inúmeras alterações articulares que podem causar o sintoma relatado. O ideal é procurar um especialista na área de ortopedia credenciado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e, de preferência, com subespecialização em patologias do joelho.
-
Agende uma consulta para avaliação. Tem de ser realizado uma exame clínico para descobrir.