Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Prezado,
havendo o histórico de meningite deve ser descartada o quanto antes a possibilidade desta ser a causa da eventual surdez, pois numa situação como essa, certamente a miringotomia não estaria indicada. Para casos de surdez confirmada após meningite, deve ser avaliada com urgência por uma equipe de otorrinolaringologia com treinamento em implante coclear.
-
Prezado paciente-internauta,
recomendamos que não coloque nada em seus ouvidos sem a avaliação/prescrição de um especialista.
Em geral, os casos de cerume impactado são facilmente manejáveis por nós médicos, entretanto, infelizmente, diariamente, nos deparamos com casos em que o paciente recorre a medidas alternativas e acaba por gerar complicações, por vezes graves.
Procure seu otorrino.
Forte abraço!
-
O tubo de ventilação têm sua principal indicação nos casos de otite média secretora. A recidiva da doença e consequente re-operação é extremamente elevada (20 a 25% dos casos precisa de mais de uma cirurgia). O ideal seria voltar com o médico que lhe operou para ele lhe fornecer todas as informações necessárias sobre o seu prognóstico.
-
Existem diversos fatores de risco para as infecções recorrentes das vias aéreas superiores: crianças menores de 3 anos, frequentar escola, creche ou berçário, natação, chupeta, mamadeira, tabagismo dos pais, rinite alérgica, poluição ambiental, mofo e/ou umidade, dentre outros. O seu filho precisa ser adequadamente avaliado para se definir uma estratégia de tratamento. Assim o Sr. evitará tratar apenas as consequências do problema (p. ex. sinusites e antibióticos) tratando corretamente os fatores causais (que podem evitar as consequências).