Otorrinolaringologia - Perguntas respondidas
-
Bom dia! Se a cirurgia da adenoide está indicada por conta de hipertrofia (o que causa dificuldade respiratória nasal com roncos a noite etc.) saiba que o resultado é praticamente imediato! Considerando que não há nenhuma contraindicação para a realização da cirurgia, o único arrependimento que tenho visto é dos pais por não terem operado antes! Boa sorte!
-
Prezados Pais,
Quando a causa para a obstrução respiratória é a hiperplasia das tonsilas faríngeas (adenoide), o tratamento cirúrgico se impõe e apresenta excelentes resultados, sobretudo pelo fato de tratar-se de uma causa mecânica.
Para causas alérgicas (que, ademais, podem estar presentes junto com a hiperplasia adenoideana), aí sim, tratamento clínico estará indicado.
-
Olá, quando um paciente não consegue sentir cheiro, ou seja, está com o olfato diminuído é necessário fazer uma investigação com um otorrinolaringologista. Existem muitas causas para a diminuição do olfato como, por exemplo, a rinite descompensada ou uma rinossinusite crônica com pólipos nasais. A sensação de perda do paladar é decorrente da diminuição do olfato, porque as duas sensações estão relacionadas.
-
Caro paciente-internauta,
há diversos tipos de cirurgias otológicas (de ouvido).
Algumas se propõem a tratar distúrbios auditivos e reconstituir estruturas como o tímpano e os ossículos - para estes casos, espera-se a melhora do sentido auditivo.
Para outras, que abordam doenças inflamatórias crônicas e tumores (em geral benignos, como o colesteatoma), diante da premissa de se erradicá-los e pela necessidade de ressecção de estruturas nobres acometidas pelas lesões, pode ocorrer certo comprometimento funcional com piora da audição.
Fale com seu otorrino.
Forte abraço! -
Prezado, o objetivo do médico ao indicar uma cirurgia é sempre melhorar a audição, ou no máximo não prejudicá-la. Existem, no entanto, algumas doenças graves do ouvido que necessitam de cirurgia e eventualmente, para tratar a doença, há que se sacrificar uma porcentagem da audição. Resumindo: a chance disso ocorrer é mínima. Converse com seu médico.
-
Prezado paciente-internauta,
 
Se a sua filha apresenta sintomatologia eminentemente nasal, procure o otorrinolaringologista, especialista em via aérea superior e nariz, com experiência no diagnóstico e tratamento de todas as doenças nasais, sejam elas alérgicas ou não, em crianças ou em adultos.
 
Boa sorte!