Psiquiatria Forense - Perguntas respondidas
-
Normalmente no "boa noite, Cinderela", são utilizados benzodiazepínicos, uma outra classe de drogas. O mais tradicional, nos EUA, era o flunitrazepam (Rohypnol*), contrabandeado do México, por ser solúvel em água (o que não ocorre, aliás, com o produto nacional). Entretanto, outras drogas similares podem ser usadas. Uma característica dos benzodiazepínicos é que podem dar amnésia anterógrada, ou seja, a pessoa esquecer o que ocorreu com ela logo após a ingestão da droga.
-
Psiquiatria forense é a parte da psiquiatria que envolve os estudos e a prática na interface com questões legais. Fazem parte dos estudos desde questões como a relação de delitos com tipos de transtornos psiquiátricos até outras, de cunho ético, como a culpabilidade (ou seja, o quanto alguém é responsável por seus atos).
A psiquiatria forense se utiliza de várias técnicas, como o levantamento detalhado da história familiar e de vida do indivíduo, passando pelo exame psíquico e testes psicológicos.
-
A psiquiatria forense atua nos casos em que haja qualquer dúvida sobre a integridade ou a saúde mental dos indivíduos, em qualquer área do Direito, buscando esclarecer à justiça se há ou não a presença de um transtorno ou enfermidade mental e quais as implicações da existência ou não de um diagnóstico psiquiátrico. É uma sub-especialidade tanto da Psiquiatria como da Medicina Legal.
- 1
- 2