Tenho depressão e crises de pânico. Já tomo remédios como venlaxin 150 mg, ansitec e alprazolam. Venho tendo dificuldade de entender e tendo esquecimento. Pode ser dos remédios?
-
A depressão e as crises de pânico são tratadas, preferencialmente, com medicações inibidoras de recaptação de serotonina. O Venlaxin*, cujo princípio ativo é a venlafaxina, é uma destas medicações.
Se a venlafaxina que você está usando não foi suficiente para, sozinha, acabar com sua depressão e as crises de pânico, é possível que:
1. a dose dela não seja suficiente, no seu caso;
2. você não a tenha tomado por tempo suficiente;
3. você tenha um quadro que não tem boa resposta à venlafaxina.
Na terceira situação, podem ser tomadas várias medidas, tais como troca da medicação ou acréscimo de outros remédios para aumentar o efeito da venlafaxina.
É possível que, no seu caso, o médico tenha feito esta última opção e por isto acrescentou o Ansitec* (buspirona) e o alprazolam.
Quanto à dificuldade de entender e ao esquecimento, eles podem decorrer da própria ansiedade e da depressão, ter uma causa independente (por exemplo, déficit de atenção ou sintomas de amnésia de origem orgânica) ou ser consequência do uso do alprazolam. O alprazolam é uma medicação do grupo dos benzodiazepínicos e, hoje em dia, a não ser em casos excepcionais, recomenda-se que este tipo de remédios seja usado por um máximo de algumas semanas, pois um de seus principais efeitos colaterais são as dificuldades de memória. Estas dificuldades podem aumentar com a quantidade usada e o tempo de uso e, em alguns casos, mesmo depois da retirada da medicação, os problemas de memória podem não desaparecer completamente.