Neurologistas em Rio de Janeiro do convênio Multi especialistas em hemorragia do tronco encefálico traumática:
- PARTICULAR
Clínica Dr. Alexandre Cruzeiro (visualizar no mapa)Avenida Meriti, 2591 - Sala 106Vila da Penha - Rio de Janeiro/RJ(21) 3391... mostrar número(21) 3351... mostrar número(21) 9649... mostrar número
-
Existem pesquisas de células tronco para várias situações patológicas em medicina, porém, no caso da hidrocefalia, ainda não há nada de útil e avançado neste sentido. O que temos hoje é tratamento por neuroendoscopia e derivação ventriculoperitoneal no mundo inteiro como tratamento realmente efetivo. Deus abençoe!
-
Existem pesquisas experimentais em hidrocefalia fetal (quando o feto ainda está no útero materno). Esses experimentos ainda não apresentam trabalhos científicos que comprovem sua eficiência. No caso de crianças recém-nascidas e crianças maiores o tratamento preconizado ainda é neuro-endoscopia, derivação ventrículo-peritonial e mais modernamente, neuro-navegação. Neuro-endoscopia e neuro-navegação utilizam métodos modernos de endoscopia. Na derivação ventrículo-peritonial é implantado um sistema com válvula e cateteres para drenar o excedente líquido do sistema ventricular para o peritônio (barriga), sendo eliminado pela urina.
-
Bom dia.
Atualmente não existe indicação formal do tratamento da hidrocefalia com o uso de células tronco.
O tratamento é estabelecido conforme a causa e classificação da hidrocefalia.
Nas hidrocefalias obstrutivas pode ser utilizado como tratamento de primeira linha a neuroendoscopia (terceiroventriculostomia neuroendoscópica) em que não é necessário o uso de prótese que permaneça no corpo do paciente.
Nas hidrocefalias comunicantes, o tratamento de escolha é a colocação do shunt (Derivação ventrículo peritoneal). Nessa modalidade de tratamento o paciente necessita do uso de um cateter que conecta uma cavidade existente no interior do cérebro à cavidade peritoneal. Infelizmente, nesses casos essa prótese permanece no corpo do paciente. Nessa segunda modalidade de tratamento há um risco maior de complicações tais como: infecções, obstruções, síndrome do ventrículo em fenda, formação de cisto intraperitoneal etc.
Raramente a hidrocefalia decorre de tumores produtores de líquor como é o caso do papiloma do plexo corióideo. Nesse caso o paciente necessita de tratamento neurocirúrgico.
-
O tratamento cirúrgico da hidrocefalia, desde que as condições clínicas do bebê estejam em ordem, pode ser realizado logo após os primeiros dias do nascimento. Próximo de dois meses de vida, o neurocirurgião deve ser consultado a fim de programar o procedimento cirúrgico a fim de proporcionar boa evolução do desenvolvimento neurológico da criança. Felicidades. Fique com Deus.
Tem alguma dúvida sobre Hemorragia do Tronco Encefálico Traumática?
Especialistas Neurologistas em Rio de Janeiro por cidade
- Araruama
- Barra do Piraí
- Barra Mansa
- Cabo Frio
- Campos dos Goytacazes
- Duque de Caxias
- Itaperuna
- Itatiaia
- Macaé
- Magé
- Maricá
- Mesquita
- Miguel Pereira
- Miracema
- Nilópolis
- Niterói
- Nova Friburgo
- Nova Iguaçu
- Paracambi
- Parati
- Petrópolis
- Resende
- Rio de Janeiro
- Santo Antônio de Pádua
- São Gonçalo
- Teresópolis
- Três Rios
- Valença
- Vassouras
- Volta Redonda