Pediatras em Brasilândia/MS:
- Hospital Julio Maia (visualizar no mapa)Rua Helio Martinez Junior, 1060Centro - Brasilândia/MS(67) 3546... mostrar númeroHospital Nossa Senhora Auxiliadora (visualizar no mapa)Avenida Rosario Congro, 1533Colinos - Três Lagoas/MS(67) 2105... mostrar número
- Santa Casa de Panorama (visualizar no mapa)Rua Manoel Fernandes da Cunha, 512Centro - Panorama/SP() (18)... mostrar númeroAntonio de Padua Thiago (visualizar no mapa)Rua Manoel Galdino de Souza, 646Centro - Brasilândia/MS() (67)... mostrar número
-
Olá, a bebida alcóolica é sempre contraindicada durante o tratamento com esses medicamentos, independente da dose e do quadro clínico. Há um prejuízo de mão dupla, principalmente pelas duas medicações ocuparem os mesmos receptores de células do fígado. Dessa forma, o álcool compromete a eficácia do fármaco e prejudica a depuração (Metabolismo de eliminação), o que faz com que a medicação fique mais tempo no organismo, podendo causar ou agravar efeitos colaterais. Além disso, estando o fígado em parte ocupado com a metabolização do medicamento, o álcool pode ficar mais tempo no organismo e resultar em uma embriaguez com doses menores que o habitual.
A bebida alcoólica às vezes é usada para aliviar sintomas ansiosos pelo seu efeito de desinibição, como para deixar mais calmo ou alegre. Isto pode atrapalhar o tratamento, pois passado o efeito do álcool a tendência é que piore os sintomas de ansiedade, além de condicionar uma dependência química.
De qualquer forma sugiro que converse com seu psiquiatra para que possa fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação, fazendo as orientações necessárias sobre esta associação. Lembrar que a informação e o autoconhecimento podem ajudar a lidar com esta situação e trabalhar estratégias saudáveis de enfrentamento aos desafios que surgirem.