Medicina Esportiva

Descrição

Campo da medicina voltado para a forma física, e para o diagnóstico e tratamento das lesões adquiridas (sustained) em atividades esportivas.

Ver mais

Perguntas respondidas

O ácido lático pode acumular no músculo e não provocar dor? E pessoas sedentárias acumulam ácido lático?
  • O ácido lático é rapidamente removido após a interrupção da atividade física. Ele causa apenas uma dor muscular imediata, em queimação, em atividades de alta intensidade e curta duração. Todas as pessoas acumulam ácido dentro do músculo durante a atividade física de alta intensidade. A diferença entre sedentários e pessoas bem condicionadas é, principalmente, na capacidade de tamponar (neutralizar o ácido) e remover o ácido de dentro do músculo (mantendo a atividade em alta intensidade por mais tempo).

    O ácido lático não está relacionado à dor do dia seguinte, que é aquela dor muscular relacionada ao dano muscular promovido pela atividade física de alta intensidade.

    Dr. Getúlio Bernardo Morato Filho
    Medicina do Adolescente
    Medicina Esportiva
    Brasília / DF
Bom dia. Treino musculação todos os dias e tomo suplementos. Fiz exames de rotina e o de creatinina deu um pouco alterado. Segundo o clínico geral, terei de parar com a suplementação. O que devo fazer? Procurar um medico esportivo?
  • O aumento da creatinina pode ocorrer em casos de uso de creatina ou em atividades físicas de alta intensidade, em pessoas com muita massa magra. Em pessoas que usam esse suplemento, é importante realizar outros testes para avaliar a função renal, como a cistatina C, que não é influenciada pelo uso da creatina.

    Dr. Getúlio Bernardo Morato Filho
    Medicina do Adolescente
    Medicina Esportiva
    Brasília / DF
Com 55 anos, não realizo atividade física; quando realizo, passo mal. Em exame de rotina o CPK deu 1522U/L, 15 dias depois 448, com 1mês 255; exame de ácido lático em repouso deu 6,5mg/dl, após 15min de esforço deu 99. Pode ser Miopatia Mitocondrial?
  • Existem várias condições para que isso ocorra. É importante uma avaliação individual e uma prescrição de atividade física individual no seu caso. Uma biópsia muscular pode verificar a condição que você apresenta, mas existem outros exames a serem realizados, como a neuromiografia.

    Dr. Getúlio Bernardo Morato Filho
    Medicina do Adolescente
    Medicina Esportiva
    Brasília / DF
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br