Bom dia. Não sei explicar se estou com joanete ou calos, mas sempre que coloco sapatos meus pés doem. Tenho que procurar um dermatologista ou ortopedista?

  • Boa tarde. As calosidades dos pés podem ser decorrentes de alterações das pisadas ou de fatores externos ligados aos sapatos. Já os Joanetes são decorrentes de má pisada. Quando decorrente de fatores externos a simples retirada do causador já é o suficiente para que as calosidades desapareçam. Já os joanetes precisam de orientação médica com prescrição de palmilhas e quando muito deformantes também a correção cirúrgica. Procure primeiro um médico fisiatra para que ele possa orientar melhor o que está ocorrendo com seus pés.

     Edisneida Thomasi
    Medicina Física E Reabilitação
    Porto Alegre / RS