Boa noite. Tenho um filho de 21 anos que estuda engenharia e mora sozinho. Por várias vezes ele tem dito que está ansioso e falta concentração na hora de estudar. Qdo é época de provas fica noites sem dormir e depois fica insone e nervoso. O q fazer?

  • Ele parece estar tendo um quadro de ansiedade, seria importante ele procurar uma ajuda profissional, de um psicólogo e de um psiquiatra.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • A ansiedade é um fenômeno normal que aparece, entre outras situações, quando se vai enfrentar um perigo. No caso, o perigo é a prova. Algumas vezes, a ansiedade fica tão forte que, ao contrário de ser útil, preparando para o enfrentamento do perigo, ela acaba sendo prejudicial: pode levar à insônia, dificuldades de concentração e, inclusive, a manifestações físicas como dores por tensão muscular, palpitações cardíacas, "tonturas" etc.

    A pessoa também pode estar ansiosa por outros eventos e dificuldades que estejam ocorrendo em sua vida e esta ansiedade interferir em outras áreas como, por exemplo, no trabalho e no estudo.

    Deve ser feita uma avaliação com psiquiatra. Por vezes, há necessidade de usar remédios, outras vezes uma psicoterapia pode ser suficiente.

    Não devem ser usadas, na maioria dos casos, medicações benzodiazepínicas (aquelas que são vendidas em embalagens com faixas pretas) pois, apesar de diminuírem a ansiedade, acabam dificultando ainda mais o aprendizado, podendo prejudicar a memória.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria