Eu não tenho qualidade de sono. Não consigo me manter dormindo. Acredito que em uma noite inteira eu não passe, somando tudo, de três horas dormindo. Como faço pra resolver este problema?

Sobre: Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono

Eu não tenho qualidade de sono. Não consigo me manter dormindo. Acredito que em uma noite inteira eu não passe, somando tudo, de três horas dormindo. Como faço pra resolver este problema? - 12/06/2018

A insônia é um problema que ocorre em cerca de 10 por cento das pessoas e compromete muito a saúde e a qualidade de vida. Há muitas causas possíveis para a insônia, que vão desde problemas respiratórios como distúrbios dos centros respiratórios do encéfalo e obstruções das vias aéreas (o sono se superficializa para que a pessoa respire melhor), passando por transtornos psiquiátricos, até hábitos de sono errados.

 

O tratamento da insônia vai depender de sua causa:

 

- no caso de problemas respiratórios, os tratamentos vão desde medidas paliativas como medicações para diminuir a obstrução das vias respiratórias, passando por cirurgias e aparelhos que mantêm uma pressão positiva do ar e, com isto, mantêm a oxigenação correta do sangue e evitam que o sono se superficialize;

 

- transtornos psiquiátricos como depressão, transtorno bipolar e transtornos de ansiedade, que são os que mais frequentemente interferem no sono, geralmente são tratados com medicações e psicoterapias;

 

- medicações devem ser usadas com cuidado, pelo menor tempo possível e sempre sob supervisão médica.

 

Em relação aos hábitos de sono, a pessoa deve ter um local silencioso, de temperatura agradável para dormir e sem iluminação excessiva. A cama deve ser suficientemente confortável.

 

As seguintes medidas, se seguidas corretamente, durante pelo menos algumas semanas, são úteis:

 

MEDIDAS DE HIGIENE DO SONO

 

1. Ir para a cama apenas quando estiver muito sonolento, sem conseguir manter-se acordado. Não basta estar cansado. Enquanto isto, ficar assistindo à TV, lendo um livro, folheando uma revista ou escutando música. Sempre atividades tranquilas, que relaxem. Filmes de suspense, músicas muito agitadas, atividades como lavar louças ou varrer a casa podem deixar a pessoa ainda mais acordada.

 

2. Se acordar no meio da noite e não adormecer em 15 a 20 minutos, fazer como em (1).

 

3. Exercícios físicos aeróbicos várias vezes por semana.

 

4. Tomar um lanche leve antes de ir dormir.

 

5. Não fumar, não beber café na parte da tarde.

 

6. Jamais tentar "forçar" o sono: quanto mais a pessoa tenta, mais acordada fica.

 

7. Para algumas pessoas, ajuda tomar um banho morno antes de dormir.

 

8. Acordar cedo, mesmo nos feriados e fins-de-semana.

 

9. Não dormir a mais, mesmo se tiver dormido mal, à noite.

 

10. Não tirar cochilos durante o dia.

- 29/06/2018
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Ivan Mario Braun
Psicoterapia
Psiquiatria
387
18
808

Primeiro você deve fazer um exame chamado polissonografia para qualificar melhor o seu problema de sono e aí depois do resultado pode-se entrar com uma medicação específica.

- 18/08/2018
Obrigado
0
0 especialistas concordaram
Marcelo Marui Biondo
Psiquiatria
Psiquiatria da Infância e Adolescência
595
19
66

Tem alguma dúvida sobre Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização