Meu sono desde criança é fraco, acordo por qualquer motivo. Qual a vantagem de fazer o exame polissonografia? Sinto medo do escuro.

  • Você tem um padrão de sono com múltiplos despertares. Este tipo de padrão, além de gerar desconforto, pode levar você a sentir-se mais fatigado ou mesmo sonolento, durante o dia.

    Os despertares podem ter muitas causas: ansiedade, excesso de vontade de urinar (em algumas pessoas, por problemas de infecção urinária ou aumento da próstata, em homens idosos); podem ser causados, também, por problemas respiratórios, nos quais a pessoa deixa de ter oxigenação suficiente do sangue, o que a faz despertar. Falta de atividade física, ir dormir sem sono suficiente e alguns medicamentos também são causas de problemas no sono.

    A polissonografia é um exame no qual a pessoa passa uma ou duas noites dormindo numa clínica (ou, com certas tecnologias, pode ser feito mesmo em casa) e todos os aspectos de seu sono são examinados: você faz uma entrevista sobre seu sono, é observado diretamente ou através de câmeras, durante a noite; seus movimentos musculares são medidos, ao longo do sono, assim como a oxigenação do sangue, o eletroencefalograma (suas ondas cerebrais, que mudam dependendo do estágio do sono). Inclusive a sua atividade cardíaca poderá ser monitorada, através de um eletrocardiograma.

    Como todo exame, uma polissonografia deve ser indicada por um médico e não apenas solicitada pelo próprio paciente. Você deve consultar um psiquiatra ou neurologista com experiência em problemas de sono. Por vezes, uma simples consulta será suficiente para o médico diagnosticar seu problema e tratá-lo. Apenas em alguns casos, quando isto não for possível, será pedida a polissonografia.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Polissonografia é um exame em que se faz um registro bem detalhado de seu sono, por exemplo, avalia apneia do sono e outras causar orgânicas para um sono de padrão ruim.

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência