Oi, boa tarde. Minha irmã está muito confusa, só fala coisas sem sentido, coisas do passado, não se lembra de nada. Pode ser Alzheimer? Ela tem setenta anos.

  • Bom dia!
    Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência irreversível, mas não a única. Demência é o nome que damos a doenças que fazem com que a pessoa perca a capacidade de reconhecer e resolver um problema, comprometendo a realização das suas tarefas do dia a dia. Existem as demências chamadas de reversíveis ou "curáveis", como as causadas por depressão ou uso de medicamentos.
    Dito isso, os problemas relatados por você sobre sua irmã podem sim significar demência de Alzheimer, mas o diagnóstico é complexo e exige avaliação médica cuidadosa para apurar todas as informações dadas pela paciente e seus familiares. Não deixe de levar as embalagens de todos os medicamentos (porventura) em uso pela sua irmã e, mais uma vez, tenha em mente a esperança de que a consulta possa revelar doenças curáveis, como explicado acima.

    Dr. Galeno Hassen Sales
    Clínica Médica
    Geriatria
    Montes Claros / MG
  • Você não falou a idade dela, se tiver mais de 60 anos pode ser Alzheimer.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • Pode sim, principalmente se os sintomas vêm há algum tempo, porém vários fatores podem provocar um estado semelhante como por exemplo uma simples infecção urinária ou desidratação no idoso! Procure um clínico e faça uma avaliação inicial!

    Dr. Daniel Rodrigues de Oliveira
    Neurocirurgia
    Andradina / SP