Fiz o exame ASO para acompanhar minha taxa da febre reumática, apareceu que a proteina-c reativa (PCR) está a 12 mg/l. O que pode ser?

  • Quando o PCR está acima do normal, significa que existe algum processo inflamatório do organismo. No seu caso, se não existe qualquer outra doença em curso e se a ASO também estiver aumentada, significa que sua FR está em atividade.

    • Dr. Paulo Venturelli
    Drª. Celia Regina Barollo
    Homeopatia
    São Paulo / SP
  • PCR com 12 significa que está com um processo inflamatório, ou seja, um reumatismo bacteriano, neste caso tem que tratar
    com antibioótico.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG
  • Boa noite, não é correto usar o exame ASO para acompanhar a atividade da febre reumática. Este exame, quando alterado, só indica que houve contato com a bactéria estreptococos beta hemolítico do grupo A. O ASO não guarda relação com nível da doença ou resposta ao tratamento, isto é um equívoco frequentemente visto na prática diária. A PCR pode se alterar em qualquer processo infeccioso ou inflamatório não sendo específica de qualquer doença. O ideal é você procurar um reumatologista para saber ao certo que está acontecendo.

    Dr. Luciano Junqueira Guimaraes
    Reumatologia
    Reumatologia Pediátrica
    Brasília / DF