O reumatologista pediu exame de sangue. Há um que o laboratório não conseguiu decifrar. Por favor, me ajudem. Depois de hemograma tem VHS e o indecifrável (CTIL ou CPIL?), depois Vit D e Cálcio.

  • Pergunte sempre ao médico que solicitou o exame. O médico tem obrigação de escrever em letra legível. O melhor é solicitar que as receitas e pedidos de exames sejam entregues de forma impressa. Caso o médico lhe dê um pedido escrito manualmente, leia o que está escrito ainda na presença do médico, para ter certeza de entender as informações recebidas. Não se acanhe de pedir que o médico reescreva o que não está claro.

    Drª. Cristina Ellert Salomão
    Reumatologia