Tenho 26 anos, fui diagnosticada com endometriose profunda, há 1 ano estou sem usar anticoncepcionais e não pretendo retomar o uso. Tenho endometrioma no ovário esquerdo. Existe tratamento sem ser o anticoncepcional? E eu quero muito engravidar.

  • Olá, o tratamento conservador não tem que ser com anticoncepcionais, mas sim, tem que usar hormônio, normalmente um progestágeno, que pode ser por diversas vias, oral, injetável, DIU hormonal. O que você não pode é ficar sangrando pela vagina; se você ficar sangrando, pode ter fluxo retrógrado (a menstruação voltar pelas trompas), é isso que causa a endometriose e nesse fluxo retrógrado pode ter a fixação de células endometriais que podem obstruir suas trompas. Então, se você deseja gestar futuramente, oriento consultar com um ginecologista para ele te avaliar e suspender sua menstruação. Espero ter ajudado!

    Dr. Gustavo Müller Justen
    Ginecologia e Obstetrícia
    Recife / PE