Espondilite anquilosante somente reumatologista trata? Tem cura? Tem risco de morte?

  • As doenças reumatológicas de maneira geral são pouco delimitadas e apresentam características muitas vezes associadas de outras doenças de mesmo tipo (auto-imunes). Assim é comum ver-se doenças como a polimiosite associadas a hipotiroidismo de Hashimoto, a miastenia, a lupus, etc.
    Independentemente da especialidade, o médico mais indicado para qualquer tratamento, é o que seja familiar com o tipo de problema apresentado.
    Na Natureza as doenças não se restringem à divisão de especialidades médicas que é humana e feita pelos homens.

    Dr. Poti Chimetta Havrenne
    Neurologia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
  • Preferencialmente Reumatologista.
    Normalmente se controla mas não regride.
    Tem ligação com carga genética (herança), tipo de atividade laboral, peso excessivo e ausência de exercícios.
    Normalmente não mata, mas reduz bastante a qualidade de vida.

    Dr. Joao Batista de Sousa Rabello
    Medicina do Trabalho
    Natal / RN