Olá, meu filho tem hidrocefalia e lendo sobre o assunto, encontrei um artigo de 2003 que fala sobre o tratamento com células tronco. Gostaria de saber se houve alguma evolução nestas pesquisas. OBRIGADA.

  • Existem pesquisas de células tronco para várias situações patológicas em medicina, porém, no caso da hidrocefalia, ainda não há nada de útil e avançado neste sentido. O que temos hoje é tratamento por neuroendoscopia e derivação ventriculoperitoneal no mundo inteiro como tratamento realmente efetivo. Deus abençoe!

    •  Eric Grossi Morato
    Dr. Paulo Andre Couto de Aragao
    Neurocirurgia
    Macapá / AP
  • Existem pesquisas experimentais em hidrocefalia fetal (quando o feto ainda está no útero materno). Esses experimentos ainda não apresentam trabalhos científicos que comprovem sua eficiência. No caso de crianças recém-nascidas e crianças maiores o tratamento preconizado ainda é neuro-endoscopia, derivação ventrículo-peritonial e mais modernamente, neuro-navegação. Neuro-endoscopia e neuro-navegação utilizam métodos modernos de endoscopia. Na derivação ventrículo-peritonial é implantado um sistema com válvula e cateteres para drenar o excedente líquido do sistema ventricular para o peritônio (barriga), sendo eliminado pela urina.

    Dr. Jose Carlos Figueiredo Brito
    Neurocirurgia
    Jundiaí / SP
  • Bom dia.

    Atualmente não existe indicação formal do tratamento da hidrocefalia com o uso de células tronco.

    O tratamento é estabelecido conforme a causa e classificação da hidrocefalia.

    Nas hidrocefalias obstrutivas pode ser utilizado como tratamento de primeira linha a neuroendoscopia (terceiroventriculostomia neuroendoscópica) em que não é necessário o uso de prótese que permaneça no corpo do paciente.

    Nas hidrocefalias comunicantes, o tratamento de escolha é a colocação do shunt (Derivação ventrículo peritoneal). Nessa modalidade de tratamento o paciente necessita do uso de um cateter que conecta uma cavidade existente no interior do cérebro à cavidade peritoneal. Infelizmente, nesses casos essa prótese permanece no corpo do paciente. Nessa segunda modalidade de tratamento há um risco maior de complicações tais como: infecções, obstruções, síndrome do ventrículo em fenda, formação de cisto intraperitoneal etc.

    Raramente a hidrocefalia decorre de tumores produtores de líquor como é o caso do papiloma do plexo corióideo. Nesse caso o paciente necessita de tratamento neurocirúrgico.

    Dr. Marcelo Jose da Silva de Magalhães
    Neurocirurgia
    Neurologia
    Belo Horizonte / MG