Olá, meu filho tem hidrocefalia e lendo sobre o assunto, encontrei um artigo de 2003 que fala sobre o tratamento com células tronco. Gostaria de saber se houve alguma evolução nestas pesquisas. OBRIGADA.

Sobre: Hidrocefalia

Olá, meu filho tem hidrocefalia e lendo sobre o assunto, encontrei um artigo de 2003 que fala sobre o tratamento com células tronco. Gostaria de saber se houve alguma evolução nestas pesquisas. OBRIGADA. - 16/02/2017

Existem pesquisas de células tronco para várias situações patológicas em medicina, porém, no caso da hidrocefalia, ainda não há nada de útil e avançado neste sentido. O que temos hoje é tratamento por neuroendoscopia e derivação ventriculoperitoneal no mundo inteiro como tratamento realmente efetivo. Deus abençoe!

- 16/02/2017
Obrigado
4
1 especialista concordou
Paulo Andre Couto de Aragao
Neurocirurgia
44
3
41

Existem pesquisas experimentais em hidrocefalia fetal (quando o feto ainda está no útero materno). Esses experimentos ainda não apresentam trabalhos científicos que comprovem sua eficiência. No caso de crianças recém-nascidas e crianças maiores o tratamento preconizado ainda é neuro-endoscopia, derivação ventrículo-peritonial e mais modernamente, neuro-navegação. Neuro-endoscopia e neuro-navegação utilizam métodos modernos de endoscopia. Na derivação ventrículo-peritonial é implantado um sistema com válvula e cateteres para drenar o excedente líquido do sistema ventricular para o peritônio (barriga), sendo eliminado pela urina.

- 21/02/2017
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Jose Carlos Figueiredo Brito
Neurocirurgia
7
0
10

Bom dia. Atualmente não existe indicação formal do tratamento da hidrocefalia com o uso de células tronco. O tratamento é estabelecido conforme a causa e classificação da hidrocefalia. Nas hidrocefalias obstrutivas pode ser utilizado como tratamento de primeira linha a neuroendoscopia (terceiroventriculostomia neuroendoscópica) em que não é necessário o uso de prótese que permaneça no corpo do paciente. Nas hidrocefalias comunicantes, o tratamento de escolha é a colocação do shunt (Derivação ventrículo peritoneal). Nessa modalidade de tratamento o paciente necessita do uso de um cateter que conecta uma cavidade existente no interior do cérebro à cavidade peritoneal. Infelizmente, nesses casos essa prótese permanece no corpo do paciente. Nessa segunda modalidade de tratamento há um risco maior de complicações tais como: infecções, obstruções, síndrome do ventrículo em fenda, formação de cisto intraperitoneal etc. Raramente a hidrocefalia decorre de tumores produtores de líquor como é o caso do papiloma do plexo corióideo. Nesse caso o paciente necessita de tratamento neurocirúrgico.

- 27/02/2017
Obrigado
1
0 especialistas concordaram
Marcelo Jose da Silva de Magalhaes
Neurocirurgia
Neurologia
13
0
2

Tem alguma dúvida sobre Hidrocefalia?

Pergunte diretamente a um especialista

Ver mais perguntas
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.
Login Centralx
Localização