Meu filho tem hipotireoidismo e ele tem aftas constantes, elas não secam. O que devo fazer... Tem alguma coisa a ver com o hipo?

  • As aftas orais, ou estomatites, não tem causa conhecida e algumas pessoas tem isso de forma recorrente ao longo da vida, umas curam e outras começam. O tratamento é somente paliativo, mais eficaz são medicamentos a base de anestésicos para alívio da dor e existem pomadas orais que podem ser usadas. Contudo, se você tem uma afta (úlcera ou ferida) na boca que nunca fecha, sendo permanente, deve procurar um cirurgião buco-maxilo ou cirurgião de cabeça e pescoço para biopsiar, pois pode ser câncer.

     Moacir Toledo
    Psiquiatria
    Medicina de Família E Comunidade
    Joinville / SC