Tenho 50 anos e faço atividade física todos os dias, isso pode ser causa de hipotiroidismo? Estou com TSH de 12.

  • Boa tarde! O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide (glândula que regula importantes órgãos do organismo), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina). É mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascidos - o chamado hipotireoidismo congênito.

    Drª. Michele Teixeira Machado
    Endocrinologia e Metabologia
    Nutrologia
    Jacareí / SP
  • Prezado paciente, primeiramente parabéns pela dedicação na atividade física. Caso tenha pesquisado esse assunto, o aumento do TSH em atletas de alto desempenho foi encontrado, mas não ultrapassou os limites superiores. No seu caso, cuidado com a pressão arterial, pois se confirmado o hipotireoidismo pode haver uma piora dos níveis pressóricos. Marque um associado mais próximo, entre em contato com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

    • Drª. Kristhiane Di Domenico
    Dr. Renato Galvao Redorat
    Endocrinologia E Metabologia
    Andrologia
    Rio de Janeiro / RJ
    Marcar consulta
  • Não. Procure um endocrinologista para avaliação. O TSH alto neste caso necessita complementação com exame físico da tiroide e dosagem do T4Livre , T3 e anti TPO.

    • Drª. Kristhiane Di Domenico
    Drª. Marise Nunes Pitta
    Pneumologia
    Angra dos Reis / RJ
  • A principal causa de hipotireoidismo é autoimune. A atividade física não tem qualquer associação.

    • Drª. Kristhiane Di Domenico
    Drª. Rafaela Norbim Barcelos
    Endocrinologia E Metabologia
    Clínica Médica
    Linhares / ES
  • Não é por causa do exercício físico. Deve ser genético. Precisa tratar senão vai haver queda de cabelo, unhas fracas, ansiedade, desânimo.

    Dr. José Umbelino de Morais
    Clínica Médica
    Endocrinologia E Metabologia
    Uberlândia / MG