Tenho hipotiroidismo há 4 anos. Iniciei com Euthyrox 50, depois de 1 ano foi p/ 75, depois 88 e agora 100 mg. Os níveis normalizam e depois aumentam. Meu TSH agora está 6,69 e T4 livre 1,04. Isso nunca vai parar de aumentar?

  • Além da dosagem hormonal, que por vezes o resultado demora a chegar às nossas mãos para avaliação, é necessário analisar os sinais e sintomas que se apresentam. Se a pessoa não está com sintomatologia, se está "se sentindo bem", a clínica sempre vai ser soberana e os exames só seriam para um acompanhamento. Caso haja algum sintoma relevante, aí sim, com alterações das dosagens hormonais acompanhados do quadro clínico apresentado, deve ser feita avaliação da dosagem hormonal. Porém, devem também ser avaliados outros fatores externos, ou seja, estresse familiar, no trabalho, alimentação etc.
    No seu caso, se não está tendo queixas, quanto a cabelos, pele, ganho/perda de peso etc., mantém-se a dose da medicação, pois há ainda sinais de mal funcionamento da tireoide, porém não são taxas absurdamente alteradas. Deve-se avaliar o todo: o que você sente ou apresenta, em conjunto com os exames.
    Por outro lado, seria interessante ser avaliada a dosagem de Anti-TPO, para uma melhor avaliação da glândula.

    Drª. Andréa Potter
    Clínica Médica
    Iguaba Grande / RJ