Oi, tenho 96 kg e 1,70m. Me alimento bem, pratico atividade física e bebo bastante água, mas a perda de peso é minha inimiga. A Bariátrica seria aconselhável?

  • Não há como responder, sem conhecer seu caso pessoalmente. Trata-se de uma decisão que deve ser tomada com muito cuidado, por vários motivos. Um dos mais importantes é que, se a pessoa tiver certos tipos de transtornos de alimentação, o procedimento de bariátrica pode não ser eficaz. Além disto, uma parte das pessoas desenvolve comportamentos compulsivos, principalmente quanto ao consumo de álcool. Finalmente, há outras opções para controle do comportamento alimentar, incluindo vários tipos de medicações e associações medicamentosas, administradas juntamente com técnicas comportamentais ou cognitivo-comportamentais. Se, mesmo assim, for feita uma opção pela bariátrica, deve-se passar por uma rigorosa avaliação clínica, nutricional, psiquiátrica e psicológica.

    • Dr. Roberto S Chrysostomo
    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria