Tenho 31 anos, 1,60 m e peso 96 quilos. Gostaria de saber se posso fazer a bariátrica. E qual o especialista que devo procurar primeiro, nutricionista ou outro?

  • O psiquiatra avalia se vç está em boas condições para se submeter a cirurgia com gastroenterologista, mas importante saber que sempre tem a compulsão alimentar por trás de obesidade.
    Procure atendimento com psiquiatra.

    Dr. Jose Juarez de Oliveira Junior
    Psiquiatria
    Barueri / SP
  • Procure primeiro um Endocrinologista para melhor avaliação e conduta. A necessidade da cirurgia bariátrica depende de vários fatores, não somente o IMC (Índice de Massa Corporal).

    Dr. Marcelo Marui Biondo
    Psiquiatria
    Psiquiatria da Infância e Adolescência
    São Paulo / SP
  • Deve procurar um nutricionista e um psiquiatra ou psicólogo com experiência em transtornos da alimentação e obesidade/sobrepeso. Porque é possível que uma orientação nutricional e uma reeeducação alimentar resolvam o problema. Entre esta opção e a cirurgia há, ainda, medicamentos que podem ajudar no controle do apetite, como parte do tratamento. Técnicas comportamentais e cognitivo-comportamentais podem ser muito eficazes. Cirurgia é uma última opção.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Você tem obesidade grau 2. Esta tem indicação se acompanhada de comorbidades - diabetes, hipertensão, colesterol, resistência insulínica, infertilidade, esteatose hepática, apneia do sono.
    Procure primeiro um endocrinologista.

    Drª. Andreza Vital Barretto
    Endocrinologia e Metabologia
  • Com as informações dadas, não há indicação de bariátrica, exceto que haja comorbidades que tragam risco à saúde. Acho que poderia procurar um cirurgião com esta expertise. Certamente ele faria uma avaliação clínica mais detalhada do que uma nutricionista.

    Dr. Osvladir Custódio
    Psiquiatria
    Psicoterapia
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Se sua dúvida é se pode fazer cirurgia bariátrica ou não, você deve procurar um cirurgião especialista em cirurgia bariátrica (especialidade de cirurgia do aparelho digestivo). Caso queira tentar o tratamento clínico, recomendo buscar um nutrólogo ou um endócrino, com especialidade (verificar se possui RQE na especialidade).

    Dr. Getúlio Bernardo Morato Filho
    Medicina do Adolescente
    Medicina Esportiva
    Brasília / DF
  • Pelos dados informados, você não é candidato(a) à cirurgia bariátrica. Procure um nutricionista primeiro.

    Dr. Sandro Alves Lisboa Dini
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Cirurgia Geral
    Sorocaba / SP