Como é feito a cirurgia Pterígio?

  • O tratamento do pterígio ou "carne crescida" é cirúrgico quando:
    1- Apresenta desconforto constante no olho afetado (ardência, coceira, queimação e vermelhidão) mesmo em uso de lubrificantes.
    2- Está provocando um grau muito forte no olho ou está causando diminuição da visão.
    3- Incomoda esteticamente.

    Ao se optar pela cirurgia, será retirada a carne crescida, dá-se a limpeza da região e colocação de um enxerto que pode ser uma membrana do próprio olho ou uma membrana amniótica (exógena) servindo como barreira para diminuir a chance recidiva. A membrana pode ser fixada com fios de sutura ou com cola biológica, sendo esta última, menos desconfortável no pós-operatório e com menor tempo cirúrgico.
    Em nenhuma hipótese, sugiro realizar apenas a retirada da "carne crescida" sem colocação de membrana ou retalho pela grande chance de recidiva, principalmente em pacientes jovens.

    Dr. Allan Wilson Ramos Cavalcante
    Oftalmologia
    Maceió / AL